O número de reclamações por falta de água feitas por clientes à Sabesp mais do que triplicou nas regiões da Sé (centro), Ipiranga (zona sul) e São Mateus (zona leste) entre janeiro e julho deste ano na comparação com o mesmo período de 2014.
Em outras três regiões Jardins, Vila Mariana e Freguesia do Ó, a quantidade de queixas mais do que dobrou, segundo um levantamento inédito feito pelo Fiquem Sabendo com base em dados da estatal obtidos por meio da Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).
Para ajudar os moradores a driblar e registrar essa deficiência foi lançado hoje o aplicativo ?Tá faltando água?, que usa a geolocalização do próprio celular ou o CEP do imóvel atingido.
Com tecnologia similar ao app de trânsito ?Waze?, é possível ver a incidência em tempo real em toda a cidade, com avatares dos usuários indicando a localização.
A intenção é que a ferramenta ajude os moradores de cada bairro atingido a se mobilizarem em busca de soluções. O app terá versões para computador e para celulares Android e iOS.