/
/
Walmart implementa programa de gestão de risco de agrotóxicos

Walmart implementa programa de gestão de risco de agrotóxicos

Com a ação, apenas produtores membros do programa podem fornecer produtos para a rede; modelo segue o Global Food Safety Initiative. Entenda

O Walmart mudou o seu sistema de gestão de hortifruti. Desde janeiro, a rede comercializa produtos apenas dos fornecedores inseridos em seu Programa 3P de Qualificação de Fornecedores de Hortifruti. Segundo a empresa, a iniciativa visa não apenas assegurar a rastreabilidade e análise dos resíduos de agrotóxicos nos produtos, mas também possui um pilar educativo de capacitação por meio de auditorias.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Em operação em todo o Brasil, a ação já conta com a participação de mais de 550 fornecedores, de 25 culturas de hortifruti. “Com a ferramenta, o produtor tem em mãos todos os requisitos que deve atender para fornecer frutas, legumes e verduras seguros não só sob o ponto de vista químico (agrotóxicos), mas também físico e microbiológico”, explica Márcia Rossi de Sylvio, gerente de Segurança dos Alimentos do Walmart Brasil.
No Programa 3P, as auditorias acontecem no campo e são baseadas em Boas Práticas Agrícolas (BPA) e outros requisitos de sistemas de gestão de segurança dos alimentos voltados à produção primária. Para a executiva, auditar os fornecedores é também ajudá-los na melhoria contínua dos seus processos, garantindo um fornecimento cada vez mais seguro. Dessa forma, o processo também reduz outros perigos físicos, químicos e microbiológicos, e não só os agrotóxicos não autorizados ou acima do limite máximo permitido.
O Programa de Qualificação de Fornecedores de Alimentos do Walmart segue o modelo GFSI (Global Food Safety Initiative), padrão de segurança de alimentos que aumenta a transparência, permite maior eficiência de custos em toda a cadeia de fornecimento de alimentos e contempla auditorias sequenciais que culminam com a certificação GFSI do fornecedor. O sistema foi desenhado em fases, conforme o porte da empresa e o risco inerente ao produto e processo.
As amostras são coletadas nos Centros de Distribuição do Walmart ou nas lojas para garantir isenção e aleatoriedade na amostragem. As análises são realizadas pela WQS, empresa parceira da rede, responsável também pelas auditorias. “Se o fornecedor possuir outras auditorias ou certificações reconhecidas pelo GFSI, ou análises realizadas em laboratórios credenciados, não precisa duplicar esforços. É uma forma do Walmart reconhecer e valorizar quem já está trilhando o caminho da segurança alimentar”, aponta Márcia.
Os produtos são analisados para identificação de resíduos de agrotóxicos em laboratórios reconhecidos pela NBR ISO/IEC 17025, pelo Ministério da Agricultura (MAPA) e habilitados pela ANVISA.
Atualmente, todo produto recebido pelo Walmart é identificado por um código que permite rastreá-lo desde sua origem. Para os consumidores, a identificação é feita por meio de um QR Code na embalagem do produto ou na etiqueta de identificação da caixa onde está exposto.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]