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Moda é essencial para 8 em 10 da Geração Z

Moda é essencial para 8 em 10 da Geração Z

Cerca de 80% dos consumidores dessa geração compra e vende itens usados. Entre os que apoiam a economia circular, a maioria faz doações de roupas

A Geração Z está remodelando o cenário da moda, desafiando normas e direcionando o mercado em direção a práticas mais sustentáveis, inclusivas e autênticas. Consequentemente, as marcas que desejam cativar essa geração devem se adaptar a seus valores e preferências únicas, que definem um comportamento de consumo muito diferente das gerações anteriores. A moda para a Geração Z é muito mais do que apenas usar roupas. É uma extensão de sua identidade.

Segundo uma pesquisa da OLX, plataformas de compra e venda online de itens usados e seminovos, concluiu que 89% deles enxergam a moda como um fator crucial para sua autoestima. Além disso, entre as categorias de consumo, os itens de vestuário estão entre os mais vendidos, com 67% dos entrevistados indicando que investem neles. 

Essa geração, movida pela busca de autenticidade, exclusividade e sustentabilidade, está impulsionando também o crescimento do mercado de brechós. Até 2027, esse mercado deve atingir a impressionante marca de US$ 350 bilhões, graças ao impacto da Geração Z. Mas seus hábitos de consumo não se limitam apenas as eles, influenciam as escolhas de suas famílias. Como resultado, eles alteram o panorama do comportamento de consumo em larga escala.

Para a pesquisa, foram entrevistados jovens de todas as regiões do país, com idades entre 18 e 30 anos, sem qualquer discriminação com base em classe social ou gênero. Adicionalmente, uma cota de 28% da base foi alocada para participantes que se identificam como LGBTQIA+. Além de analisar as preferências de consumo, o estudo quantificou os valores relacionados à sustentabilidade.

Sustentabilidade e Inclusão – pilares da Geração Z

Na moda, a sustentabilidade e a inclusão são conceitos intrínsecos para a Geração Z. Eles buscam marcas que representem seus valores e ofereçam produtos sem gênero, subvertendo a tradicional dicotomia masculino/feminino. O mercado de “resale”, que é a compra de itens de segunda mão, é uma tendência forte, com 83% dos jovens da Geração Z já aderindo a essa prática.

Mas sua jornada de compra começa muito antes da transação. Envolve pesquisas online, interações nas redes sociais e avaliações de outros consumidores. As marcas que desejam conquistar essa geração devem criar estratégias que ofereçam uma experiência envolvente em todos os pontos de contato.

Posicionamento e responsabilidade social

Os Zs não se prendem apenas ao nome da marca, mas valorizam o posicionamento e a responsabilidade social. Eles não compram desenfreadamente, frequentemente pesquisam produtos antes da compra e valorizam a experiência sensorial obtida nas lojas físicas, principalmente aquelas que oferecem serviços omnichannel.

Impactos no mercado da moda

A Geração Z acredita em um estilo autêntico, inclusivo e inspirado por pessoas reais. Peças customizadas, de segunda mão ou com aspecto vintage estão ganhando espaço e ressignificando a indústria da moda. O “slow fashion” surge como um movimento que repensa a produção em massa. Ele se concentra na qualidade em vez da quantidade, valorizando peças duradouras e atemporais que são projetadas para resistir ao teste do tempo. 

Coleções de roupas para todos os tipos de corpo estão entre as principais demandas, incluindo a moda plus size e a tendência “genderless”, que oferece opções estilosas, confortáveis e livres de rótulos de gênero. A presença digital também é indispensável. Marcas que desejam conquistar a Geração Z devem cultivar uma relação próxima e contínua, com representações realistas que reforcem os valores defendidos pela empresa. 

Parcerias com influenciadores digitais e histórias genuínas de pessoas envolvidas no processo de produção, por exemplo, envolvem mais do que anúncios diretos. Ou seja, o comportamento da Geração Z na moda é pautado em um olhar mais sustentável, realista e que celebra a diversidade de formas de expressão.

Comportamento de consumo envolve valores

Mais de 80% dos respondentes da Geração Z já compraram produtos usados, enquanto 83% já venderam itens desse tipo. Uma parte significativa prefere a experiência das lojas físicas, mas entre a comunidade LGBTQIA+, a preferência é pelo ambiente online. A pesquisa da OLX também revela a associação crescente entre compras e sustentabilidade.

A maioria dos respondentes considera que a compra de produtos usados é benéfica para o meio ambiente. Além disso, a economia circular começa a fazer parte do vocabulário da Geração Z, com 52% deles tendo ouvido falar sobre o conceito. Entre os que estão familiarizados com o conceito, em relação às ações relacionadas, 76% dos jovens entrevistados têm o hábito de doar roupas e calçados.

A pesquisa da OLX foi feita em colaboração com a MindMiners e entrevistou 300 participantes. A amostra é diversificada, incluindo 52% de mulheres e 48% de homens, todos com idades entre 18 e 30 anos. As respostas refletem as perspectivas de todas as cinco regiões do país, com 48% provenientes do Sudeste, 23% do Nordeste, 15% do Sul, 6% do Centro-Oeste e 8% do Norte.



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