/
/
Amazon e Walmart estudam lançar criptomoedas próprias

Amazon e Walmart estudam lançar criptomoedas próprias

Duas gigantes do varejo planejam o lançamento de stablecoins nos EUA para reduzir custos financeiros e facilitar pagamentos.

A notícia recente sobre a Amazon e Walmart lançarem suas próprias stablecoins (criptomoedas atreladas ao dólar), para uso em pagamentos por clientes nos Estados Unidos, mexeu com o mercado norte-americano. Segundo especialistas, a estratégia daria início a um divisor de águas no varejo, com a integração entre grandes empresas e o universo dos ativos digitais.

O principal objetivo seria a redução de custos operacionais e acelerar liquidações financeiras, fugindo das altas taxas cobradas por intermediários tradicionais como bancos e bandeiras de cartão de crédito. Só em 2024, as duas empresas movimentaram juntas mais de US$ 1,2 trilhão em vendas, e pagam bilhões em taxas bancárias anualmente

Com uma stablecoin própria, Amazon e Walmart poderiam criar um sistema fechado de pagamentos, semelhante ao que já ocorre com cartões de loja e programas de fidelidade. Mas, com liquidez e eficiência muito superiores.

O momento regulatório das criptomoedas

Vale mencionar que o avanço dessa iniciativa está diretamente ligado ao ambiente regulatório dos EUA. O Senado americano discute atualmente o GENIUS Act. O projeto de lei visa estabelecer regras claras para a emissão de stablecoins privadas, exigindo, por exemplo, colateralização e conformidade com normas de combate à lavagem de dinheiro.

A expectativa é que, com a aprovação da lei, grandes empresas sintam-se mais seguras para lançar suas próprias criptomoedas.

Explorando uma nova tendência

Apesar do potencial revolucionário da iniciativa, tanto Amazon quanto Walmart ainda estão nos estágios iniciais dos planos. Não está definido se vão emitir stablecoins próprias ou apenas integrar moedas já existentes, como USDC, em seus sistemas de pagamento. 

Contudo, o movimento reforça a tendência de grandes corporações buscarem alternativas para otimizar seus fluxos financeiros e fidelizar clientes em escala global. Isso pode inspirar outros gigantes como Apple, Airbnb e PayPal, que já avaliam projetos similares. Um impacto profundo, não só para o varejo, mas para todo o ecossistema de pagamentos digitais.

Prêmio Consumidor Moderno 2025

A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, a categoria Hall da Fama homenageia os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolhaA votação é só até hoje!

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]