/
/
A reinvenção da Volvo: de montadora a provedora de energia

A reinvenção da Volvo: de montadora a provedora de energia

A Volts, startup criada pela montadora, surgiu após intensa reflexão sobre energias renováveis e como repassar esse conteúdo aos motoristas. Entenda

Uma das grandes apostas nos corredoras do júri do Innovation Lions deste ano é a startup criada para a Volvo, chamada Volts. A ideia surgiu na Bélgica, após um intenso processo de pesquisa da agência parceira da Volvo.

Para responderem ao desafio da Volvo, de participar da pauta de sustentabilidade e consumo de energia limpa, a agência iniciou um exaustivo trabalho de pesquisa para entender o que as pessoas que consumiam energia elétrica sabiam sobre o assunto.

Ao invés de caírem no lugar comum, recomendando que a Volvo criasse o seu próprio carro elétrico, seguindo montadoras como a BMW, Mercedes-Benz e tantas outras, a ideia tomou uma dimensão muito mais ampla.

Volvo
Foto Unsplash

Ao longo da pesquisa a agência descobriu que 56% dos motoristas que conduziam carros elétricos no país não sabiam a origem da fonte da eletricidade que os abastece. Se preocupavam em comprar um carro elétrico, mas não de onde a eletricidade vinha. Poucos, somente 24%, admitiam que abasteciam os seus carros com energia não-renovável. E, destes, 71% indicavam o desejo de mudar o abastecimento para energia limpa.

Confira a cobertura completa do Festival Cannes Lions

Baseados nesses fatos, a recomendação começou a ser criada em forma de uma provocação para a Volvo. E se a Volvo pudesse, ela própria, oferecer energia limpa? Responder essa pergunta oferecia uma série de implicações que é possível supor para uma empresa sem esse expertise começar a operar. Para viabilizar a ideia, foi proposto um acordo com uma empresa de energia local belga (Eneco), identificada após um criterioso mapeamento das empresas mais bem ranqueadas do país.

Volvo

Uma ideia bem fundamentada e articulada com parceiros externos experts no assunto, que não apenas resolve o desafio da Volvo, como a coloca em um outro patamar, de montadora para provedora de energia. Ao poder oferecer energia, a Volvo também sai da garagem para ampliar sua atuação para toda a casa de seus consumidores. Passa a fazer parte de uma forma mais estendida para toda a família. E passa a ter uma nova fonte de faturamento a partir de um novo modelo de negócio, além de atender a um chamado de sustentabilidade do planeta. Esse projeto faz parte do compromisso da Volvo de ser carbono neutro até 2025.

Veja o vídeo aqui.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]