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VOCÊ SABE AVALIAR O INTERESSE DO SEU PÚBLICO-ALVO?

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Como um bom trabalho de comunicação corporativa pode ajudar a conhecer melhor os seus clientes

Sabemos que é extremamente importante para uma empresa realizar um trabalho de comunicação eficiente, mesmo as que trabalham no modelo B2B. Nesse modelo em particular, é fundamental priorizar uma estratégia muito mais direcionada do que as demais empresas do universo B2C, já que o processo de compra é muito mais demorado e complexo. Dessa forma, como é possível engajar seu público-alvo de maneira mais assertiva? A resposta é simples, porém o trabalho envolve muita pesquisa e conhecimento técnico.

Quando falamos em comunicação corporativa pensamos em marketing digital, marketing de conteúdo e assessoria de imprensa. Esses pilares são essenciais para ajudar a sua empresa a se comunicar com o mercado, promover a construção da reputação da empresa e gerar mais leads para trabalhar as oportunidades de negócios. Parece bem simples, não é mesmo? Mas a realidade é que, na hora de efetuar o planejamento, a cortina dos bastidores é suspensa e podemos observar que os processos para conseguir um bom resultado são muito mais complexos do que imaginamos.

Para garantir um bom engajamento com seu público-alvo, seja no digital ou na imprensa, é essencial entender a evolução do interesse das personas em relação ao seu produto ou serviço. Mas afinal, o que é uma persona? Nada mais é do que o perfil do seu público-alvo. Identificar o seu consumidor é trabalho para ser realizado por sua agência ou departamento de marketing, que deverão construir esses perfis para criar o conteúdo específico, acompanhando sempre as etapas do funil do seu cliente. A ideia é sempre agrupar informações do decisor de compra para o seu negócio, ou seja, entender quem são os responsáveis pela compra do seu serviço. Estão em quais cargos na hierarquia corporativa? São CEOs, Gerentes, ou analistas técnicos? Você deve estudar este público, segmentá-los para entender melhor o seu comportamento e preferências na hora da compra, e o principal de todos: entender qual a necessidade, que vai variar muito de um cargo para outro. Por meio dessas informações é possível iniciar o planejamento da comunicação, no qual sua equipe deverá produzir o conteúdo certo para a pessoa certa com base sempre em pesquisas e não no que você acha interessante abordar.

Hoje em dia as empresas conseguem perceber o valor de conceber um trabalho assertivo e profissional na web, além de dar maior importância para as técnicas que contribuem em melhorar os resultados nas ferramentas de buscas que garantem o engajamento – sempre com base na premissa de que as informações de qualidade e direcionadas para o cliente são mais requisitadas e, portanto, efetivas para gerar valor. As pessoas não buscam uma propaganda do seu serviço. Pelo contrário, elas querem mais. Mesmo quando falamos de CEOS e gerentes, a busca por conteúdo informativo sobre sua área e o entendimento da sua necessidade – e o que fazer para resolver o possível problema – são mais bem aceitas, aumentando as chances de sua empresa ser a escolhida em uma possível reunião de negócios.

Não adianta fazer um trabalho de marketing de conteúdo sem o planejamento das personas. Sua empresa pode estar perdendo oportunidades de atingir a pessoa certa, e com isso, a oportunidade de gerar um lead quente e pronto para sua equipe comercial trabalhar.

*Natália Fernandes é sócia-diretora da Intelligenzia

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