Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vivo reinventa a conectividade na era da Inteligência Artificial

Vivo reinventa a conectividade na era da Inteligência Artificial

Estratégia inclui a digitalização da relação com o cliente, inovação em eficiência e evolução do hub de serviços digitais da empresa.

Com as mudanças no panorama das telecomunicações à medida que empresas do setor abraçam a era digital, as operadoras de telefonia têm se lançado em uma jornada de reinvenção. Isso tem redefinido não apenas a forma como nos comunicamos, mas também a própria essência de seus negócios. Na era de inovação constante, como a chegada a Inteligência Artificial (IA), e demanda por conectividade instantânea, as empresas de telecomunicações enfrentam o desafio de se adaptar rapidamente às novas tecnologias e às expectativas em constante evolução dos consumidores. Neste cenário, a Vivo tem também lidado com os desafios do processo de transformação digital.

Entre as diferentes frentes abordadas pela Vivo, a empresa destaca suas iniciativas voltadas para a digitalização da relação com os clientes. O objetivo é proporcionar total conveniência para que os consumidores tenham suas necessidades atendidas com autonomia, agilidade e praticidade. A empresa está na busca de proporcionar uma experiência integrada, padronizada e personalizada em todos os canais de contato com a Vivo.

“A digitalização tem sido uma ferramenta muito importante, porque permite uma interação rápida e resolutiva nas principais jornadas com a empresa. Hoje, de cada 10 clientes que querem falar com a Vivo, oito já o fazem totalmente pelo app Vivo, que é nosso principal canal de relacionamento, com mais de 22 milhões de usuários únicos”, pontua a executiva.

Inteligência Artificial dentro da Vivo

“Em 2014 demos início ao nosso projeto de Big Data e, desde 2018, de forma pioneira, temos a Aura, nossa Inteligência Artificial, que atende clientes em diversos canais – por mês, 4,3 milhões de usuários únicos utilizam a Aura como meio de comunicação conosco, e isso nos habilita a sempre buscar evoluções. Uma delas foi o modelo da OpenAI, que passamos a estudar ainda em 2021, antes mesmo dele ser disponibilizado em uma interface pública, como o ChatGPT”, relata a executiva.

A Vivo criou ainda, no início de 2023, um laboratório de Inteligência Artificial para fomentar o tema internamente, inclusive promovendo sessões de letramento, discussões sobre o uso em escala, as implicações éticas e de segurança para o uso dessa tecnologia e para desenvolver soluções relevantes para as áreas de negócios. Além disso, a maior aposta da Vivo em ganhos de eficiência foi na aplicação da IA generativa na experiência do cliente: a IA do Agente. O projeto nasceu para acelerar o uso da tecnologia dentro do atendimento da companhia.

“A primeira fase é composta por um copiloto para o atendente de call center na jornada de prestação do serviço junto ao cliente, apoiando-o a prestar uma melhor assistência, mais rápida e assertiva. A ação já apresenta resultado positivo em vários indicadores da operação: redução do tempo médio de atendimento; crescimento do nível de chamadas resolvidas no 1º nível; crescimento da nota de avaliação do atendimento. Após o rollout completo da operação no 1º trimestre, vamos medir a eficiência completa na operação”, esclarece.

Vale pontuar também que, diante do surgimento de novas soluções digitais, é possível ainda personalizar o atendimento e antecipar as necessidades dos clientes. Neste cenário, o app Vivo se tornou o principal canal de contato dos consumidores com a operadora. Nele, cada cliente tem uma home exclusiva do app, com ofertas contextualizadas, mensagens específicas da Vivo para ele, como quando o técnico está em deslocamento para atendê-lo, ou quando ele atinge o limite de dados de seu plano, e até mesmo quando a fatura já está pronta para pagar.

Tecnologia em prol do time e da experiência

Dentro da Vivo, a Inteligência Artificial e a tecnologia têm contribuído para aumentar a produtividade dos colaboradores. A empresa está convencida sobre os benefícios das metodologias ágeis como elemento acelerador da transformação digital. Além disso, entende a importância dessas ferramentas para atingir o objetivo de oferecer a melhor experiência para nossos clientes. Dentro da companhia, suas usadas estratégias para entender as estatísticas e ainda o modelo de Machine Learning (ML), para direcionar os investimentos e fazer o acompanhamento deles.

“Mesclar análises qualitativas do que os clientes nos falam, com indicadores quantitativos, tem sido a força motriz do nosso investimento hoje na Vivo. A partir dele, conseguimos medir, também, a relação entre satisfação, tempo de permanência e o valor gerado por cada cliente, entendendo o impacto de cada ação nesses três indicadores. Além disso, trabalhamos com dashboard de acompanhamento recorrente, onde atualizamos os principais insights gerados pelos clientes ao longo das principais jornadas, além dos resultados das pesquisas de satisfação e dos principais indicadores de negócio”, relata Carla Beltrão.

Cultura de inovação e futuro da transformação digital

Com foco em promover uma cultura de inovação em todos os níveis organizacionais, ao longo dos últimos anos a Vivo estruturou diferentes iniciativas internas e externas para que a inovação seja a alma do negócio. Com uma cultura digital colaborativa, a companhia criou uma série de ações estruturadas para estimular a inovação e promover a digitalização completa do negócio, como programas de geração de ideias, melhorias de processos e aceleração digital.

Além disso, existem ainda ações para a formação de equipes ágeis em projetos, capacitações para todos os colaboradores e líderes, eventos para disseminação de boas práticas, valorização da diversidade em prol de um ambiente de trabalho verdadeiramente inclusivo, colaborativo e inovador, premiação e reconhecimento aos melhores e mais inovadores projetos. “E, para cascatear essa cultura de inovação para todas as áreas da empresa, o C-level tem um papel central para ditar o ritmo da adoção de novas práticas e amplificar a palavra do CX pela corporação, como já fazemos aqui na Vivo”, acrescenta a executiva.

O que vem por aí?

Diante de um cenário em que a inovação acontece de forma acelerada, Carla Beltrão pontua sempre ser difícil fazer previsões, especialmente em um setor como o de telecomunicações, que é tão dinâmico e ágil. No entanto, é possível afirmar que a transformação digital é imperativa e necessária para o futuro de qualquer negócio, em especial daqueles com base tecnológica e, por isso, é parte da agenda estratégica dessas empresas.

“Na Vivo, estamos confiantes e seguiremos criando a infraestrutura para digitalizar o país, com fibra e tecnologias móveis – como 4G, 4.5G e 5G –, oferecendo os melhores serviços e soluções de tecnologia, apoiando pessoas e empresas em suas transformações sociais e digitais”, finaliza.

Foto: Assessoria Vivo / Shutterstock.com

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]