/
/
Vivemos a era da customização de tudo

Vivemos a era da customização de tudo

A customização vai atingir qualquer negócio, colocando um ponto final na comoditização. O consumidor estará no centro do negócio
Legenda da foto

A onda de customer experience está cada vez mais presente nas empresas. A ideia, por si só, já representa uma inovação para algumas empresas. No entanto, há outros subprodutos a partir dessa ideia, tais como o fim da comoditização e o (bem-vindo) desembarque da customização sobre qualquer coisa. Seria despretensioso chamar essa ideia de Customization of everything (COE)?

Essas e outras ideias foram discutidas no painel “Inconformado – Alternativas para não deixar o consumidor ‘de bode’”, do Conarec 2018.

De certa forma, o painel foi uma extensão do primeiro painel do Conarec. O mediador do encontro, Jacques Meir, diretor executivo de conhecimento do Grupo Padrão, lembrou dos conceitos de Pine cujo ponto central era a inversão da comoditização do serviço e sua imediata mutação para customização. “Havia um sentimento de que iríamos casar até que a morte nos separe. Hoje as pessoas vivem até 80, 90, 100 anos e já não é bem assim. O encantamento é a chave para que esse processe se torne perene”, disse.

Jacques afirma que todos os negócios caminham para essa customização. Assim, ele quis ouvir algumas das experiência das diferentes companhias e como elas lidam com os seus respectivos clientes.

Marco Lupi, CEO da NEOBPO, tem ajudado empresas a se estabelecerem e se reinventarem dentro desse novo contexto digital. Um dos enfoques da empresa é o customer experience, uma ideia que está dominando as rodas de conversas corporativas no Brasil e ao redor do mundo.

“O customer experience é um desafio para todas as empresas. Estamos ajudando os nosso clientes a rever as nossas estratégias, com foco no customer experience. Com a nossa parceria, as empresas estão se reinventando. Assim, ajudando eles nessa transformação digital, ajudamos no relacionamento com o cliente”, disse Lupi.

A indústria de automóveis é um exemplo de negócio que está passando por transformação e, se depender das previsões do setor, ele será realmente reconfigurado em 10 anos. “Somos uma indústria do século passado e, por esse motivo, hoje posso dizer que o negócio está passando por uma transformação. No entanto, essa mudança é interna. Essa indústria se baseou em linha de produção. Hoje, vemos que o carro é um serviço, oferecido até mesmo por empresas como a Porto Seguro. Como podemos construir um processo de modelo produtivo não baseado na posse?”, questiona.

Setor áereo

O setor aéreo também está sendo submetido a esse movimento de customização. Segundo Meir, as aviações possuem diversos processos que vão desde o despacho da mala, passando pelo embarque, desembarque, entre outros. Há oportunidades que devem ser analisadas com uma visão mais centrada no cliente.

Marcos Barbosa, diretor de experiência do cliente Azul Linhas Aéreas, explica que a empresa tem olhado todos esses pontos de contato do cliente com a marca. E justamente por pensar nessa jornada do seu consumidor, Barbosa reconhece que as mudanças nas regras de despacho de bagagem, por exemplo, tornaram esse processo um pouco mais demorado. “O nosso trabalho é pensar na jornada. Para tanto, fazemos pesquisas, inclusive de NPS em cada uma das etapas. Há problemas, como é o caso da bagagem, onde as novas regras fizeram do processo algo um pouco mais demorado”, afirma.

Os painelistas afirmaram ainda que padrões devem ser repensados a partir do uso de tecnologia e de mudanças nos processos de relacionamento com o cliente. Isso, no entanto, não é um processo de “ligar” ou “desligar” a luz do nosso quarto. É um processo cultural e que pode demorar alguns meses. “Nesse jogo, a parte fundamental é o uso de dados, ou seja, a capacidade de coletar, analisar e retroalimentar aquilo que é permitido e preditivo. Não é um processo de dois meses, mas é algo que temos que acompanhar e mudar na empresa. Os clientes querem isso.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Para Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito e Supercomunicadores, entender como o cérebro forma comportamentos automáticos é a chave para navegar em um ambiente de atenção fragmentada.
A anatomia do hábito na era dos superestímulos
Para Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito e Supercomunicadores, entender como o cérebro forma comportamentos automáticos é a chave para navegar em um ambiente de atenção fragmentada.
CASACOR aponta como bem-estar, natureza, afeto e experiências sensoriais estão redefinindo a relação dos brasileiros com o lar.
CASACOR 2026: A transformação da casa como palco de experiências
Em uma edição marcada pelo tema "Mente e Coração", a mostra aponta como bem-estar, natureza, afeto e experiências sensoriais estão redefinindo a relação dos brasileiros com o lar.
Brasil lidera pressão por retenção de talentos ligados à IA e registra o maior impacto da saúde mental nos custos corporativos.
Pressão por IA e saúde mental redefinem as estratégias das empresas
Brasil lidera pressão por retenção de talentos ligados à IA e registra o maior impacto da saúde mental nos custos corporativos.
Lucimara Fiorin, a nova vice-presidente do Grupo Padrão.
De advogada à VP do Grupo Padrão: a trajetória de Lucimara Fiorin
Nova Vice-Presidente Executiva do Grupo, fala sobre transformação do CX, liderança construída de dentro para fora e futuro

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.