Pesquisar
Close this search box.
/
/
Você se sente feliz com a sua vida amorosa?

Você se sente feliz com a sua vida amorosa?

Em média, 74% das pessoas no mundo estão satisfeitas, mas discrepâncias são visíveis entre países, gerações e faixas de rendas, revela Ipsos.

A resposta para a pergunta, certamente, varia de acordo com o interlocutor. Fatores como faixa etária, localidade, classe econômica e social, etnias e tantas outras variantes da vida em sociedade impactam enormemente a capacidade e a percepção das pessoas em se relacionarem com outras, criarem diferentes formatos para a vida a dois – às vezes, a três ou mais – e perceberem seus próprios relacionamentos.

Nesse Dia dos Namorados, seja uma data para celebrar o amor, chorar as pitangas pela solteirice, ou um estímulo para o consumo e filas quilométricas em restaurantes, a verdade é que cada indivíduo possui suas próprias referências sobre o que significa um relacionamento feliz e satisfatório.

Levantamento da consultoria Ipsos buscou responder essa pergunta entrevistando pessoas ao redor do mundo em 31 países. A descoberta foi que, em média, os indivíduos globais estão satisfeitos com seus relacionamentos e vidas amorosas e sexuais. Segundo a pesquisa, 74% se sentem amados, enquanto 62% afirmam que estão felizes com suas vidas românticas e sexuais.

No entanto, para além da média, o estudo captou diferentes nuances no que tangem às respostas dos entrevistados. Começando com o resultado de que, entre as pessoas que são casadas ou que se encontram em um relacionamento, a proporção de respondentes é maior. 83% desses entrevistados afirmam estarem felizes com seus pares. Além disso, 82% estão satisfeitos com a forma pela qual são amados.

O resultado muda entre os respondentes solteiros, com 68% se sentindo felizes com a forma como são amados, reforçando, novamente, a discrepância entre indivíduos com experiências diversas.

Não quero dinheiro?

Outra lacuna está entre casais de lares de maior e menor renda: 85% se sentem satisfeitos com suas relações, ante 78%, respectivamente.

Não só isso como a satisfação com sentir-se amado obteve maior incidência entre respondentes casados (82%) e com faixas de renda mais elevadas (80%). Já o contentamento com os relacionamentos a dois também teve maiores registros entre indivíduos de classes sociais mais elevadas (85%) e com alto nível educacional (84%). A satisfação com a vida romântica e sexual também foi destaque entre indivíduos com rendas mais elevadas (70%).

O amor Millennial

Um achado da pesquisa contradiz o estereótipo da geração Millennial – percebida como aquela que demora para se relacionar, casar e até morar fora da casa dos pais. Segundo o estudo, os Millennials são a geração mais satisfeita com suas vidas românticas e sexuais, com 67%, à frente até das gerações Z (59%), X (61%) e Boomers (59%).

No entanto, os Boomers se destacam entre os indivíduos que mais se sentem amados, com 77%. Millennials e Boomers também se destacam também entre respondentes casados e em relacionamentos que estão felizes com suas relações, com 84%, ambos.

Onde está o amor?

Ainda há diferenças entre países identificadas pelo estudo. Em média, Índia e México estão entre os países mais satisfeitos com suas vidas românticas e sexuais, sendo que Millennials indianos lideram o ranking do país, com 79%, seguidos pela Geração Z (76%), X (74%) e Boomers (69%). Mas no México a situação se inverte, com impressionantes 97% dos Boomers mexicanos se sentindo satisfeitos, seguidos pela Geração Z (76%), X (75%) e Millennials no fim da lista com 72%.

Já os tailandeses comprometidos foram identificados como aqueles com maiores probabilidades de se sentirem satisfeitos com seus relacionamentos, com incríveis 94% dos homens e 91% das mulheres com essa percepção. Por fim, a satisfação em relação ao sentir-se amado é mais elevada na Colômbia e no Peru, com 86% ambos.

A solidão japonesa

O Japão possui outra realidade. Os japoneses representam o grupo com menor probabilidade de dizer que estão felizes e satisfeitos com suas vidas amorosas, sendo 42% das mulheres e 31% dos homens – 37% em média. O resultado do estudo condiz com ações do governo japonês em estimular a prática social desses indivíduos. No início do mês, a prefeitura de Tóquio anunciou o desenvolvimento de um aplicativo de paquera para os solteiros da cidade com a intenção de se casarem – é preciso inclusive assinar um documento com essa declaração.

Parte da preocupação do governo da capital japonesa e do país está nas baixas taxas de natalidade. Enquanto em 2022 foram realizados 505 mil casamentos e registrados 770,8 mil nascimentos, em 2023 esses números caíram para 474 mil e 727,3 mil, respectivamente.

Entre os respondentes comprometidos, os sul coreanos são aqueles com menos chances de se sentirem satisfeitos com suas vidas amorosas. O estudo identificou ainda que há uma discrepância de gênero, uma vez que as mulheres sul coreanas se sentem mais satisfeitas (73%) que os homens (64%).

*Foto: Foto de Henry Lai na Unsplash.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]