/
/
Via Varejo mostra resultados de programa piloto de reciclagem

Via Varejo mostra resultados de programa piloto de reciclagem

Empresa dona de Pontofrio e Casas Bahia fez parceria com catadores para reciclar materiais de seu centro de distribuição em Jundiaí

Em um projeto-piloto, a Via Varejo, holding que controla Casas Bahia e Ponto Frio, fez a reciclagem de mais de 10 mil toneladas, nos últimos dois anos. Todo esse material veio das 300 lojas dentro Estado de São Paulo que são abastecidas pelo centro de distribuição de Jundiaí. O programa, batizado de Reviva, teve início em outubro de 2015, e é realizado em parceria com a Viva Bem, cooperativa de catadores que funciona na marginal Tietê. A cooperativa, ao ser escolhida para o projeto, abriu uma filial dentro do centro de distribuição.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 
A Via Varejo, que tem lojas em 344 municípios em mais de 20 estados, é uma das subsidiárias do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Seus números impressionam: 966 lojas, 26 centros de distribuição, 50 milhões de clientes por ano, 50 mil funcionários e 51 mil entregas por dia. Com isso, não é surpresa que produza também uma grande quantidade de lixo: 45 mil toneladas em um ano (2015).
No Brasil, entre 2003 e 2013, o volume anual de resíduos sólidos urbanos cresceu 21%, acompanhando a variação de 20,8% do PIB. Esse mesmo período também é chamado também de a “década do varejo”, pois o PIB do setor no período cresceu 103%.
A Via Varejo havia feito tentativas de lidar com o problema. Seu programa de reciclagem anterior, que existiu entre 2008 e 2015, se chamava “Amigos do Planeta”. Com apoio da consultoria Giral Desenvolvimento de Projetos, o impulso, dessa vez, foi a aprovação da lei que instituiu a Política Nacional de resíduos sólidos, sancionada em 2010, ficou dependente dos acordos setoriais a serem aprovados para cada segmento. Os acordos deveriam servir para criar rotinas e novas técnicas com o objetivo de reduzir ao máximo a quantidade de lixo produzido, além de estabelecer metas concretas a serem cumpridas.
No setor de embalagens, o acordo setorial foi firmado em 2015, entre o Ministério do Meio-Ambiente, o Movimento Nacional dos Catadores e 21 entidades do mundo empresarial.  Estima-se que o Reviva tenha gerado uma receita de R$ 2,6 milhões, no período até o fim de 2016, além de uma economia de 5960 toneladas de madeira e 2515 toneladas de papel e papelão.

Fonte de renda

O impacto não é só benéfico para o meio ambiente e para a empresa, mas também para as pessoas. A Viva Bem foi escolhida por que consegue negociar valores mais altos pelos materiais que recicla, o que garante uma remuneração melhor aos catadores.
Por conta do fato de que boa parte do material a ser reciclado ser madeira – cuja reciclagem não rende muito dinheiro – a cooperativa também adotou o pagamento por hora trabalhada, em vez do modelo tradicional, feito de acordo com a produtividade. Isso garante uma renda mensal média de R$ 2 mil reais aos catadores cooperados, segundo a empresa – valor acima do comum para a categoria.
O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis estima que existam cerca de 800 mil catadores em atividade no país. A Política Nacional de Resíduos Sólidos também determinou o fim dos lixões – algo que foi adiado diversas vezes. Capitais e cidades de regiões metropolitanas têm prazo até 2018 para acabar com a prática. As demais, até 2021.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]