Um estudo global realizado pela Mirakl, plataforma SaaS de marketplace corporativo, revelou que nove a cada 10 entrevistados brasileiros preferem e-commerces que tenham marketplaces. De olho nesse mercado, a Suzano anunciou o lançamento de uma plataforma online voltada para impulsionar as vendas de parceiros do segmento de materiais de escritório.
O objetivo principal do marketplace é estabelecer uma conexão direta entre consumidores e comerciantes de médio e pequeno porte, fortalecendo os negócios locais por meio de um novo canal digital de vendas.
A primeira etapa do projeto envolve empreendedores e empreendedoras dos municípios paulistas de Santos e Sorocaba. “Essa solução foi criada pensando em manter os revendedores Suzano cada vez mais competitivos e, a partir disso, melhorar também a jornada de compra dos consumidores”, diz Francisco Zambon, Gerente de Marketplace na Suzano.
Chamada de SupriJá, a novidade foi desenvolvida com apoio de parceiros de tecnologia e é focada em clientes corporativos como escritórios de advocacia e contabilidade, escolas e consultórios médicos, entre outros. Na plataforma, essas empresas encontrarão atendimento personalizado, múltiplas cotações, rapidez na entrega, e um portfólio abrangente de produtos, que incluem produtos Suzano e todo portfólio de suprimentos de escritório.
Mercado cada vez mais ágil
“São empresas que muitas vezes atuam nesse mercado de material de escritório há muitos anos, são tradicionais em seus locais de comércio e reconhecidas pela vizinhança. Por isso, é importante estarem preparadas para atender um mercado cada vez mais digital e exigente. Convido todos a acessarem o suprija.com e conhecerem a nossa plataforma”, completa Zambon.
Os parceiros serão responsáveis pela gestão dos estoques, oferta de produtos e entrega dos materiais aos clientes, contando com o suporte do marketplace para essa gestão.
A escolha de atuação da plataforma considera o volume de comerciantes especializados em materiais de escritório nas respectivas localidades, a facilidade logística e de distribuição, além da base consolidada de clientes papeleiros da Suzano nessas regiões. É o caso da Roma Distribuidora, de Sorocaba, parceira da Suzano há cerca de 20 anos e uma das revendas que trabalhará com a plataforma SupriJá.
“Com mais de 35 anos de experiência no ramo, trabalhando com preços competitivos, essa plataforma será fundamental para colaborar no processo de modernização digital do nosso negócio. Com essa parceria, seremos capazes de atender uma ampla gama de mercados, oferecer uma variedade ainda maior de produtos, complementando os já presentes em nosso portfólio, e abrangendo entregas em Sorocaba e municípios próximos de forma mais ágil e precisa”, afirma Luiz Oliveira, sócio-proprietário da Roma Distribuidora.
A SupriJá pretende expandir seus serviços para outros municípios paulistas durante o ano de 2024. Esta iniciativa está alinhada à jornada da Unidade de Papel e Embalagem da Suzano, que vem se aproximando dos seus parceiros para proporcionar aos clientes do segmento uma experiência mais digital e ágil.