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Como a Amazon Brasil está se preparando para a Black Friday 2023

Como a Amazon Brasil está se preparando para a Black Friday 2023

Empresa investiu em programas de educação e incentivo às PMEs como forma de apoiar vendedores parceiros para a data

Com a proximidade de uma das datas sazonais mais importantes para o varejo brasileiro, a Amazon Brasil investiu em ações que apoiam as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) na preparação para a Black Friday 2023

Para fomentar a antecipação do planejamento e estimular seus vendedores parceiros, desde agosto a Amazon Brasil já treinou mais de 12 mil empreendedores e segue disponibilizando uma série de treinamentos online e webinars com foco em estratégia de vendas, otimização do catálogo, listagem e ferramentas de impulsionamento.

Em setembro, a empresa realizou o Amazon Impulsa, evento, que contou com mais de 1200 participantes, com conteúdos e treinamentos ao vivo promovidos por seus especialistas para preparar e apoiar os vendedores no crescimento de seus negócios durante as principais datas do último semestre do ano. 

Complementando essas ações, a companhia lançou também a promoção “Cresça mais, ganhe mais com a Amazon”, que tem por objetivo aumentar a chance de crescimento e sucesso dos vendedores parceiros no período – e a longo prazo – por meio da adoção de ferramentas e programas de recompensas disponibilizados pela empresa.

“Nos empenhamos em preparar os nossos vendedores parceiros com a maior antecedência possível para uma das datas mais aguardadas do ano no calendário do varejo brasileiro. Sabemos da importância da Black Friday para os nossos parceiros e buscamos oferecer mecanismos para que tenham os recursos necessários para conquistarem ótimos resultados”, conta Ricardo Garrido, diretor de Marketplace da Amazon Brasil.

“Em setembro, tivemos mais de 1.200 participantes no Amazon Impulsa, o que nos revela o interesse dos empreendedores em se prepararem e crescerem seus negócios dentro do marketplace da Amazon”, diz. 

Black Friday 2023: ações com parceiros prometem bons resultados    

Ricardo Garrido, também conta que a companhia sempre investe no sucesso das pequenas e médias empresas, ajudando-as a alcançar mais clientes por meio de programas logísticos, ferramentas, tecnologia e treinamentos gratuitos.

“A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro e uma das mais aguardadas pelos consumidores do País, e ao investirmos em iniciativas como as destacadas, garantimos que nossos vendedores parceiros tenham tempo hábil para se prepararem e aproveitarem ao máximo benefícios atrelados às nossas ferramentas e programas para impulsionar suas estratégias de vendas no período e ao longo do ano todo”, explica o executivo.

Diante de tudo isso, a Amazon mostra que tem um compromisso de longo prazo com o Brasil, pois está constantemente investindo em inovação e tecnologia para oferecer uma experiência única para os vendedores parceiros e os clientes, e acredita nos impactos positivos dos seus esforços.

“Ao longo dos últimos anos, o comércio eletrônico se tornou uma das principais fontes de renda para os empresários brasileiros. De acordo com o estudo que realizamos sobre o impacto da Amazon em PMEs no Brasil, 81% das nossas lojas parceiras foram lançadas entre 2020 e 2022, o que demonstra que os brasileiros encontram na Amazon a oportunidade de ampliar e profissionalizar seus negócios”, revela Ricardo Garrido.

Além disso, os pequenos e médios negócios que vendem no marketplace da Amazon já geraram mais de 54 mil empregos diretos e indiretos no Brasil.

Trabalho contínuo com os vendedores é um modo de fidelização    

Desde o lançamento do marketplace em 2017, a Amazon tem investido no relacionamento com os vendedores parceiros e contribuído para o desenvolvimento dos seus negócios. Atualmente, a empresa no Brasil tem mais de 50 mil vendedores, dos quais 99% são PMEs com mais de 9.6 milhões de produtos listados na Amazon.com.br.

Além das iniciativas pensadas para apoiar as pequenas e médias empresas na preparação para a Black Friday, há diversas ações focadas no sucesso das PMEs ao longo de todo o ano.

“Hoje, disponibilizamos uma série de recursos e ferramentas que apoiam a jornada desses vendedores dentro da Amazon. A Seller University é uma delas, que disponibiliza vídeos de treinamento gratuitos criados para ajudar os vendedores a aprender como vender na Amazon, além de outros programas como o Amazon Mentor, iniciativa que visa proporcionar aos vendedores principiantes, um mentor que irá auxiliá-lo nos primeiros passos e em alcançar metas específicas, como a utilização do programa FBA – Logística da Amazon e outros, tudo para ajudá-lo a impulsionar seu negócio”, exemplifica Ricardo Garrido.

Outra iniciativa são os Programas de Aceleração que possuem o objetivo de apoiar o aumento da representatividade de mulheres, negros, artesãos e pequenos empreendedores no marketplace da Amazon.com.br por meio de mentoria para negócios, treinamentos e divulgações.

Em 2021 e 2022, priorizando o desenvolvimento e com o objetivo de profissionalizar ainda mais o setor, a companhia investiu em treinamento para as PMEs parceiras e promoveu mais de 6.3 milhões de horas de conteúdo por meio de recursos habilitados pela Amazon, que garantiu 216 mil treinamentos completados.

“Nossos esforços também refletem no aumento da representatividade das vendas de PMEs parceiras em nosso marketplace – globalmente, mais de 60% das vendas da loja da Amazon vêm de vendedores parceiros, em sua maioria, pequenos e médios negócios”, afirma.

As aspirações do marketplace de tudo, de A a Z   

Dentro da Amazon há o princípio de obsessão pelo cliente e a empresa se empenha em proporcionar sempre a melhor experiência para todos. Por isso, tem como objetivo oferecer boas ofertas, frete rápido e uma vasta seleção de produtos, para a qual os vendedores parceiros contribuem significativamente.

“No que diz respeito ao atendimento à vendedores parceiros, queremos oferecer programas de logística e entrega cada vez mais rápidas e competitivas, e estamos especialmente empolgados com os retornos que recebemos deles sobre o aumento em suas vendas após terem aderido ao DBA – Delivery by Amazon e, principalmente, ao FBA – Logística da Amazon”, completa Garrido.



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