Se cuidar dos boletos mensais de uma única empresa requer responsabilidade e atenção com prazos, imagine os grupos empresariais com centenas de lojas espalhadas por todo o país.
Esse fator não preocupa mais a Via Varejo, responsável pela administração de marcas como Casas Bahia, Extra.com.br, Pontofrio, Bartira, banQi, ASAP Log, i9XP, com mais de 1.000 lojas físicas presentes em 20 estados e no Distrito Federal.
A adesão à solução Utility Bill Management (UBM) da Enel X descomplicou as operações da Via Varejo no controle e administração das contas de empresas de serviço (energia, gás, água, saneamento e outros). A solução permitiu detectar falhas internas nos sistemas de energia de pontos físicos e identificar inconsistências no faturamento de algumas das unidades, espalhadas por 400 municípios do Brasil.
“Com a troca para o UBM e a utilização da base de dados gerada, foi possível aumentar significativamente a habilidade em Gestão de Energia e Utilidades, gerando um processo de relato muito mais confiável, além de tornar a coleta das faturas mais digital e eficiente”, explica Thiago Hagui, Coordenador de gestão de energia e eficiência energética da Via Varejo.
Desperdício zero
A plataforma UBM permite o controle centralizado e inteligente de faturas de empresas de serviço. Viabiliza diminuição de custos, tornando possível a criação de novos fluxos de receita, a melhora da precificação final dos produtos, a realocação de reservas financeiras para outros setores e até a movimentação de investimentos para que as empresas se destaquem em relação aos seus concorrentes.
“A Via Varejo é um dos exemplos em que o uso de uma solução digital e inovadora contribui para tornar o gerenciamento dos custos mais estratégico, além de oferecer oportunidades para aumentar a competitividade do negócio e auxiliar na transição energética”, complementa Leandro Marins de Abreu, Diretor de e-Industries da Enel X Brasil.
A tecnologia – composta por software e consultores especializados – ainda monitora créditos que podem ser recuperados com base no diagnóstico de erros de faturamento, faz o acompanhamento de KPIs (indicadores de desempenho) e antecipa custos evitáveis, como multas por fator de potência e atrasos de pagamento.
Gestão de energia: um bem para o planeta
As organizações têm demonstrado interesse em entender como aumentar sua capacidade produtiva, respeitar os aspectos econômicos, sociais e ambientais, além de se preocupar com as futuras gerações, assegurando que elas tenham condições de viver e produzir de forma igual ou melhor. A estratégia de sustentabilidade deve estar fortemente atrelada às estratégias do negócio, com a finalidade de estabelecer o conceito de unidade e de ações integradas, garantindo o sucesso da companhia com ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
A plataforma UBM agrega dados que calculam e reportam a pegada de carbono nos níveis local e global, tecnologia capaz de auxiliar gestores do varejo nacional a tomarem decisões com informações reais dos seus negócios. Dos maiores benefícios, além da sustentabilidade, ela colabora com a redução de custos, melhor alocação de capital, racionalização de tempo, despesas, dentre outros.