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Produtos relacionados à Copa do Mundo já movimentam vendas online

Produtos relacionados à Copa do Mundo já movimentam vendas online

Levantamento mostra que camisa da seleção tem sido a queridinha dos consumidores e que busca por produdos no estilo "Brazilcore" está em alta

Há menos de um mês da Copa do Mundo, o e-commerce já começa a sentir o impacto desse evento que tem um lugar especial no coração dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela NielsenIQ mostrou que mais de 61% dos entrevistados estavam animados para o mundial, que terá início no dia 20 de novembro. Esse interesse foi perceptível já em agosto, quando foi lançada a camisa oficial da Seleção Brasileira. O modelo azul da camisa esgotou rapidamente no site de vendas da Nike, tanto na versão masculina, quanto na feminina.

A OLX divulgou hoje um estudo que realizou com mais de 5 mil usuários da plataforma para medir a preparação dos consumidores brasileiros para a Copa do Mundo deste ano. Dos 20% que informaram que pretendem comprar algo para o período esportivo, 48% demonstraram interesse em produtos oficiais como camisas da seleção brasileira, bandeiras do Brasil e a bola oficial da competição.

Entre os consumidores que pretendem comprar um artigo esportivo para aproveitar o mundial, cerca de 56% procuram pela camisa da seleção brasileira; 15% pretendem adquirir uma bandeira; 11% querem artigos de decoração para a casa e 8% pensam em comprar camisas de uma seleção estrangeira. Outros 5% querem uma bola oficial ou chuteira.

A pesquisa trouxe informações relevantes também em relação aos valores que os consumidores brasileiros estão dispostos a gastar em produtos para aproveitar a Copa do Mundo. O levantamento da plataforma de compra e venda online mostra que 36% dos usuários querem gastar mais de R$ 751 reais nos preparativos para o período da competição esportiva; 34% pretendem gastar até R$ 250 reais; 19%, pensam em desembolsar entre R$ 251 e R$ 500 reiais; e 10%, responderam que devem investir entre R$ 501 e R$ 750 para curtir o mundial.

“A paixão do brasileiro pelo futebol sempre movimenta a comercialização de produtos relacionados ao esporte, principalmente a Copa do Mundo. No mercado de usados, existe a possibilidade de encontrar itens de qualidade com melhor custo-benefício”, afirma Regina Botter, General Manager da OLX.

Olhando para o último trimestre, os estados que aparecem como os mais envolvidos com a Copa do Mundo na OLX, tanto em relação a buscas, quanto a vendas são, respectivamente: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná. Os produtos relacionados ao mundial mais buscados e mais vendidos na plataforma nos meses de julho, agosto e setembro foram: bonés, figurinhas, bandeiras do brasil, álbum, camisa do Brasil e bola de futebol.

É importante destacar que quando comparamos esse trimestre com o anterior, a procura pela camisa da seleção teve aumento de 300% e as vendas registraram um aumento de 112%.

Moda na Copa: há quem opte por um estilo mais casual, sem sair do tema

Mas não são só os produtos oficiais que estão tendo grande procura no e-commerce visando a Copa do Mundo. A Dafiti notou um aumento de 50% nas buscas por termos relacionados a “Brasil” em sua plataforma em outubro e espera que a procura por produtos temáticos relacionados ao evento cresça ainda mais depois da eleição. “O cliente vai querer estar preparado para os eventos que envolvem os jogos como happy hours, churrascos e as fan fests. Estamos preparados para isso, com uma curadoria específica de produtos”, afirmou Fábio Fadel, Líder Brasil & Chief Commercial Officer na Dafiti.

Fábio disse ainda que os consumidores têm buscado não só produtos mais “caricatos” relacionados ao mundial, como “camisas do Brasil”. Segundo ele, combinações casuais com as cores do país, que estão sob o guarda-chuva da tendência “Brazilcore”, também vêm sendo muito requisitadas desde que a Copa do Mundo passou a ganhar mais destaque na mídia e nas redes sociais.

“Entendemos que a Copa do Mundo é um evento casual, social, pois envolve festas, bares, baladas e confraternizações. Por isso, estamos preparados para atender a demanda dos clientes que estarão presentes nestes eventos, querem estar na moda e dentro do tema”, explicou o executivo.

De olho na Copa, a Dafiti lançou recentemente a campanha BRAZILCORE, com uma curadoria de produtos de moda casual, todos dentro da temática do mundial. De acordo com a marca, a campanha já vem sendo uma das mais procuradas dentro dos canais de venda. Além disso, a Dafiti pretende usar suas mídias sociais, que hoje contam com mais de 30 milhões de seguidores, para fazer ações promocionais interativas simultâneas aos jogos do Brasil e de outras seleções. A ideia é estimular tráfego e conversão.

“A Copa do Mundo é um dos maiores eventos mundiais e a Dafiti, como o maior fashion commerce, não pode ficar de fora. Além de já estarmos preparados com uma curadoria específica de produtos para o evento, vamos ter campanhas e comunicações específicas focadas na temática da Copa”, contou Fábio Fadel.

Para o dia do jogo: uma boa TV, comida gostosa e bebida gelada

Estar devidamente uniformizado, seja com a camisa oficial da seleção ou na linha “Brazilcore”, é um dos passos importantes para o consumidor quando ele planeja viver a “experiência” da Copa do Mundo. Mas, não para por aí. Aproveitar a Copa envolve assistir aos jogos e confraternizar com os amigos, seja em festas, eventos, bares, ou mesmo dentro de casa.

A mesma pesquisa feita pela NielsenIQ, citada anteriormente, que mostrou que mais de 60% dos brasileiros estão animados para a Copa, aponta que devido aos horários dos jogos, a maioria dos brasileiros devem assistir às partidas em casa neste mundial. Segundo a NielsenIQ, Salgadinhos (53%), Cerveja (44%) e Churrasco (44%) são os principais itens que estarão presentes nos encontros dos brasileiros para assistir a Copa do Mundo, que devem adquirir os produtos em lojas físicas e em aplicativos de delivery.

O levantamento feito pela OLX também destaca comidas e bebidas como sendo de grande relevância para os consumidores na hora de planejar os jogos, tanto que eles aparecem logo depois dos produtos oficiais e esportivos, como intenção de compra dos usuários.

Além disso, eletrônicos, em especial TVs, não foram deixados de fora da lista dos ítens que estão nos planos dos consumidores para a Copa do Mundo. Segundo a OLX, entre as pessoas que planejam adquirir um novo eletrônico para os jogos, 40% querem uma TV, 21% desejam um smartphone, 15% pensam em um aparelho de som, 14% em eletrodomésticos e 10% em outros tipos de eletrônicos. As marcas preferidas do público para esse momento são a Samsung (48%) e a LG (21%).

Produtos para a casa, como sofá, cadeira e churrasqueira também foram citados por usuários da OLX como parte do planejamento de compras para o mundial de futebol.


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