Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mercado Livre antecipa início da Black Friday para driblar Copa do Mundo

Mercado Livre antecipa início da Black Friday para driblar Copa do Mundo

Apesar dos desafios, plataforma prevê maior Black Friday de todos os tempos com crescimento de 20% nas vendas

Organizar uma Black Friday que garanta uma experiência memorável para os clientes é sempre um desafio para as empresas, mesmo para os principais players do mercado de e-commerce. Neste ano, esse planejamento teve que levar em conta um ingrediente diferente: a Copa do Mundo. O evento, que ocupa um lugar especial no coração dos brasileiros, vai de alguma forma dividir a atenção com essa importante data do varejo. Pensando nisso, o Mercado Livre decidiu antecipar o início da Black Friday e começou a disponibilizar cupons de desconto de até 70% na última segunda-feira.

“Vai ser uma Black Friday diferente de todas as outras. São duas datas que concentram muita intenção de compra. Decidimos ampliar a quantidade de dias promocionais pensando que a Copa do Mundo vai atravessar dias especiais para a gente. Tem jogo do Brasil na véspera e na segunda-feira seguinte da Black Friday. Antecipando, a gente aproveita essa intenção de compra dos consumidores de produtos relacionados a Copa e evita que um evento roube o potencial do outro”, explicou Julia Rueff, diretora de marketplace do Mercado Livre.

A diretora disse ainda que com planejamento, o Mercado Livre criou estratégias para mitigar os impactos da Copa do Mundo, evitando a sobreposição de datas e até transformando esse cenário em favorável para a plataforma. Segundo Julia, o Mercado Livre conseguiu traçar um caminho em que as intenções de compra da Copa e da Black Friday serão somadas. A executiva disse também que foi feito um planejamento detalhado, pensando dia após dia desse período que antecede a última sexta-feira de novembro, inclusive os dias de jogos do Brasil.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (19/10), o Mercado Livre anunciou que está preparado para o que eles chamaram de “maior Black Friday de todos os tempos” na plataforma, com uma expectativa de crescimento de 20% das vendas. Para isso, o Mercado Ads e o Mercado Pago realizaram pesquisas inéditas sobre o comportamento de compra e de pagamento esperado dos consumidores brasileiros para o evento que se aproxima.

“Segundo dados de Mercado Ads, 80% dos nossos usuários pretendem comprar online na data. Neste cenário, estamos falando de um consumidor mais exigente, porque ele já teve experiência da última Black Friday. Isso significa que precisamos oferecer um serviço de excelência, com sortimento, boas ofertas e entrega rápida. Nós trabalhamos constantemente ao longo do ano para oferecer a melhor experiência de compra e estamos preparados. Com certeza este novembro será o melhor mês da história do Mercado Livre”, destacou Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.

Consumidores brasileiros pretendem gastar mais nesta Black Friday

A pesquisa realizada pelo Mercado Pago, que ouviu mais de 10 mil usuários da plataforma, destacou um dado importante: 78% dos brasileiros pretendem gastar mais na Black Friday deste ano, em comparação a do ano passado.

Além disso, 80% dos entrevistados disseram que planejam gastar até R$ 2 mil reais no período do evento, ticket médio considerado alto para o e-commerce. Na última Black Friday, 70% dos consumidores declararam que pretendiam gastar esse valor.

Para Daniel Davanço, diretor sênior de pagamentos do Mercado Pago, esse dado mostra que o consumidor está buscando produtos com alto valor agregado e confiando mais no evento. Apesar da expectativa do aumento do ticket médio, a pesquisa de intenção de compra e pagamentos mostra que os brasileiros que pretendem comprar na Black Friday estão cada vez se planejando melhor: 26% das pessoas disseram que já tem compras programadas.

Outro dado relevante trazido pela pesquisa do Mercado Pago é que 85% dos brasileiros pretendem parcelar as suas compras da Black Friday. Daniel acredita que isso esteja diretamente relacionado ao aumento do valor que os consumidores pretendem investir em produtos. O levantamento mostra também que a maioria desses consumidores devem optar por até seis parcelas.

O fenômeno PIX não poderia ficar de fora da Black Friday

O PIX, que vem ganhando relevância no e-commerce, também chamou a atenção na pesquisa em relação a forma de pagamento pretendida pelos consumidores durante a Black Friday. Do ano passado para cá, a intenção de fazer compras online usando o PIX subiu de 12% para 19%.

“O Pix trouxe quase 700 mil usuários para o Mercado Livre e o Mercado Pago apenas no segundo trimestre, e segue tendo um papel importante também para esta Black Friday sob ponto de vista de experiência e eficiência de consumidores e vendedores”, explicou Daniel Davanço. O diretor ressaltou ainda que o PIX é uma estratégia de inclusão no mundo digital, uma maneira de atrair novos consumidores para esse ecossistema. “A partir desses insights recomendamos que os vendedores e as marcas ofereçam um leque de pagamento bastante amplo, para não desperdiçar oportunidades”, enfatizou Daniel..

Copa do Mundo: televisores e camisas da seleção entre os mais procurados

O Mercado Pago também pesquisou junto aos usuários da plataforma sobre os ítens relacionados à Copa do Mundo, que devem ser adquiridos neste período de Black Friday. Os campeões de venda, segundo o estudo, devem ser as TVs, os celulares e as camisas da seleção. Sem contar o famoso combo “cerveja e picanha”, que aparece com 34% de intenção de compra no período.

Daniel Davanço destacou que a compra de TVs novas é uma tendência nos anos do mundial, porque os consumidores aproveitam para atualizar os aparelhos e garantir uma melhor experiência na hora de assistir aos jogos.

Segundo a pesquisa, é notório o aumento das buscas por televisões cada vez maiores. 43% dos entrevistados pretendem comprar TVs de até 50 polegadas e 29% devem dar preferência para os televisores a partir de 60 polegadas.

“Moda” em primeiro lugar e a forte influência da Geração Z

O Estudo de Comportamento realizado pelo Mercado Ads, em parceria com a IPSOS, mostrou que 25% das pessoas que pretendem comprar no Mercado Livre na Black Friday fazem parte da “Geração Z”. Essa informação traz insights relevantes, porque ajuda a plataforma a entender com quem ela está se comunicando e a focar na necessidade desse público. Isso impacta diretamente nos formatos de comunicação e no tipo de oferta de produtos e serviços.

Na pesquisa, as categorias moda e tecnologia aparecem como as com maior intenção de compra na Black Friday deste ano. Em seguida, vem eletrodomésticos, beleza e cuidados pessoais. Para Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads, isso já é um reflexo da maior presença da geração Z na plataforma.

“Esse é um momento oportuno para a gente entender e consolidar a mudança do comportamento do consumidor e alinhar nossas estratégias para atender às necessidades que ele trás. Os produtos da categoria de moda nem estavam entre os mais procurados em 2021, hoje estão em destaque. Precisamos estar atentos aos hábitos de consumo e oferecer o que os clientes buscam. Só assim a gente consegue aproveitar oportunidades”, analisou Fabiana.

Desde o início do ano, percebendo a tendência do mercado, o Mercado Livre investiu na categoria de moda, firmando parcerias com grandes marcas como a Nike, Adidas, Farm, Amaro, e fortalecendo a relação com vendedores médios e pequenos para que o cliente encontre tudo o que ele procura na plataforma.

Cliente terá “carteira de cupons” e descontos cumulativos

Como já dissemos, foi dada a largada da Black Friday 2022 do Mercado Livre. E vem mais novidade por aí. Este ano, o marketplace está investindo em cupons de desconto. A ideia é que o cliente possa somar aos descontos já aplicados aos produtos, cupons adquiridos ao navegar na página ou junto a influenciadores e em vários canais do Mercado Livre.

Para ajudar os usuários a se organizarem melhor, o Mercado Livre criou uma espécie de “carteira” dentro da plataforma onde ficarão guardados todos esses cupons, que poderão ser aplicados quando e como o consumidor desejar.

“O que estamos oferecendo é uma combinação de promoções, que vai associar a baixa de preços com os cupons, tão tradicionais no ambiente offline. São descontos cumulativos, que ampliam as vantagens para o consumidor. Os cupons começaram esta semana e já estamos vendo resultados, os selos da Black Friday vão começar no início de novembro”, descreveu Júlia Rueff, diretora de marketplace do Mercado Livre.


+ Notícias

Black Friday: diferentes formas de pagamento recebem incentivo de lojistas

Copa, Black Friday e Natal são oportunidades para mudar o relacionamento com o consumidor 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]