A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) prevê crescimento contínuo do varejo brasileiro no acumulado de 12 meses. De acordo com os últimos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e considerada a oficial pelo varejo, o varejo avançou 2,4%, em janeiro, e 2,8%, em fevereiro. As projeções para os meses seguintes são boas e indicam saltos positivos para o mercado.
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O órgão comercial aponta aumentos de 3,9%, em março, 4,1%, em abril, 4,5%, em maio, e 4,6, em junho. A variação acumulada nos últimos 12 meses, metodologia utilizada pela ACSP, elimina reflexos do chamado efeito-calendário, como feriados e quantidade de dias úteis.
“Ao longo deste primeiro semestre, o ritmo de recuperação do setor será intensificado, refletindo a melhora do poder aquisitivo das famílias ? dado que a inflação está mais baixa ?, da recuperação do emprego e da maior disponibilidade de crédito”, analisa o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.
Na avaliação de Burti, “o período pré-eleitoral tende a influenciar menos o consumo das famílias em 2018; a questão política influencia mais o humor do empresariado”. Ele lembra, no entanto, que a base fraca de comparação ajuda para a estimativa positiva de alta de 4,6% em junho, já que no mesmo mês do ano passado o comércio nacional teve queda de 3%.
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