As vendas de Natal registraram queda de 1,7% entre 18 e 24 de dezembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com números divulgados pela Serasa Experian na sexta-feira. Os números representam a primeira retração da série iniciada em 2003.
Para a Serasa Experian, os juros altos, a inflação elevada e o baixo grau de confiança dos consumidores afetaram negativamente as vendas de Natal. Em 2013, as vendas haviam crescido 2,7% e, em 2012, 5,1%.
Os números estão em linha com os apontados pelo ICV Saz, indicador da SBVC e da Virtual Gate que apontou uma queda de 3,1% no fluxo de consumidores nas lojas no período entre 01/12 e 24/12. Embora os números da Serasa Experian não levem em conta as compras de Natal feitas antecipadamente pelos consumidores, eles reforçam a percepção de que este deverá ser o pior fim de ano para o varejo nos últimos dez anos.
LEIA MAIS:
Fluxo de consumidores tem queda de 3,1% no período do Natal