As vendas do varejo na capital paulista caíram 6,45% entre janeiro e outubro deste ano, segundo resultados apurados pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
Segundo Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), o resultado é reflexo do cenário econômico ainda desanimador.
Leia também
Números que importam: veja indicadores da semana
?Esse cenário decorre da queda da confiança do consumidor em relação ao emprego e da piora de sua situação financeira. Com isso, ele se sente menos confortável para comprar?, explicou em nota.
Considerando as vendas a prazo, elas caíram 5,8% no acumulado do ano. Jás as vendas à vista caíram ainda mais, em 7,1%.
Leia também
Intenção de compra para o Natal é 34% menor em SP
Em outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas apresentaram uma retração ainda maior, de 16,1% – sendo 14,3% de queda nas vendas a prazo e 17,9% de recuo nas vendas à vista.
Na comparação com setembro, as vendas apresentaram aumento, de 8,25% – sendo 4,9% nas vendas a prazo e 11,6% nas vendas à vista. Esse aumento deve-se ao fato de setembro não ter contado com nenhuma data comercial, o que enfraqueceu a base de comparação ante outubro, que contou com o Dia das Crianças.
Leia também
Setor de franquias acumula R$ 100 bi de faturamento