O Dia dos Pais não ajudou o varejo este ano. O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia dos Pais 2016 teve o pior desempenho registrado desde o início da série, em 2005. Durante a semana da data, de 8 a 14 de agosto, as vendas caíram 8,8% em relação ao mesmo período do ano anterior (3 a 9 de agosto de 2015). No final de semana do Dia dos Pais (12 a 14 de agosto), houve queda de 8,7% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior.
A análise aponta que, na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Dia dos Pais caíram 8,1% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas tiveram queda de 7,5% em relação ao período equivalente ao ano anterior.
Para os economistas da Serasa Experian, a queda do poder de compra dos brasileiros, tendo em vista a escalada do desemprego e a inflação ainda em patamar elevado, afetaram negativamente o movimento varejista no Dia dos Pais deste ano.
Fora isso, o crédito mais caro e escasso contribuiu para o desempenho negativo desta que é primeira data comemorativa do varejo nacional do segundo semestre.