As vendas dos supermercados no Estado de São Paulo caíram 1,39% em 2015, considerando os preços já deflacionados e as mesmas lojas – aquelas abertas a pelo menos 12 meses. Este resultado é o pior desde 2007, segundo divulgou hoje (12) a Apas (Associação Paulista de Supermercados).
Segundo o gerente de Economia e Pesquisa da Apas, Rodrigo Mariano, “as vendas ao longo de 2015 apresentam desaceleração expressiva diante de uma inflação alta e persistente, que afetou o poder de compra da população, reduzindo o volume de compra das famílias nos supermercados”.
?A renda e o emprego das famílias são os determinantes básicos para as vendas de alimentos no Brasil. A queda no consumo é reflexo do ritmo mais moderado de geração de empregos, do fechamento de vagas em determinados setores e do processo de redução da renda disponível, que é corroída pela inflação?, disse, em nota.
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Já no conceito de todas as lojas ? que consideram as lojas criadas no período pesquisado ? houve queda de 1,02% em 2015. Em dezembro, houve queda de 2,95% em relação ao ano anterior, e alta de 22,82% comparado com novembro.
Apesar dos resultados, a Apas acredita que o setor tem apresentado bom desempenho em relação a outras atividades. ?Diante deste cenário, não há nada a se comemorar, embora o setor venha buscando alternativas para enfrentar este momento por meio de oportunidades que possam manter o desempenho das vendas em ritmo mais estáveis?, disse Mariano.
A expectativa para 2016 é de que o setor continue com um desempenho ligeiramente melhor que 2015. ?O emprego e a renda tendem a ser pontos de preocupação, por serem duas variáveis que impactam diretamente o setor supermercadista?, explicou o especialista.
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