/
/
Vendas de supermercados em SP caem 1,39% em 2015

Vendas de supermercados em SP caem 1,39% em 2015

Queda foi verificada no conceito mesmas lojas, segundo a Apas, e é o pior resultado desde 2007

As vendas dos supermercados no Estado de São Paulo caíram 1,39% em 2015, considerando os preços já deflacionados e as mesmas lojas – aquelas abertas a pelo menos 12 meses. Este resultado é o pior desde 2007, segundo divulgou hoje (12) a Apas (Associação Paulista de Supermercados).

Segundo o gerente de Economia e Pesquisa da Apas, Rodrigo Mariano, “as vendas ao longo de 2015 apresentam desaceleração expressiva diante de uma inflação alta e persistente, que afetou o poder de compra da população, reduzindo o volume de compra das famílias nos supermercados”.

?A renda e o emprego das famílias são os determinantes básicos para as vendas de alimentos no Brasil. A queda no consumo é reflexo do ritmo mais moderado de geração de empregos, do fechamento de vagas em determinados setores e do processo de redução da renda disponível, que é corroída pela inflação?, disse, em nota.

Leia também
Pessimismo aflige supermercados em SP

Já no conceito de todas as lojas ? que consideram as lojas criadas no período pesquisado ? houve queda de 1,02% em 2015. Em dezembro, houve queda de 2,95% em relação ao ano anterior, e alta de 22,82% comparado com novembro.

Apesar dos resultados, a Apas acredita que o setor tem apresentado bom desempenho em relação a outras atividades. ?Diante deste cenário, não há nada a se comemorar, embora o setor venha buscando alternativas para enfrentar este momento por meio de oportunidades que possam manter o desempenho das vendas em ritmo mais estáveis?, disse Mariano.

A expectativa para 2016 é de que o setor continue com um desempenho ligeiramente melhor que 2015. ?O emprego e a renda tendem a ser pontos de preocupação, por serem duas variáveis que impactam diretamente o setor supermercadista?, explicou o especialista.

Leia também
Confiança do comércio de SP cai quase 25%

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]