A confiança do comércio caiu 24,8% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2015, segundo números divulgados hoje (11) pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). O indicador registrou 74,5 pontos em janeiro – ainda na zona negativa.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). Na comparação com dezembro, houve uma leve alta, de 0,7%.
Leia também
Confiança das MPEs segue em baixa
Segundo a Federação, o indicador vem apresentando certa estabilidade desde o segundo semestre de 2015. “A Federação reforça, entretanto, que ainda se trata de um resultado negativo e indica pessimismo dos empresários do setor. Afinal, inflação, juros altos, falta de crédito e desemprego derrubaram as vendas em 2015 e devem manter fraco o desempenho do setor ao longo de 2016”, disse a Federação em nota.
Na análise por porte, a confiança dos proprietários de empresas com mais de 50 funcionários reduziu 32,8%, no comparativo anual. Já para as empresas com até 50 empregados, houve queda de 24,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.