As vendas do comércio para a Páscoa recuaram 5,8% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior, Dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Em 2015, a queda foi menos intensa (-0,3%): o resultado deste ano é o segundo negativo da série histórica, que teve início em 2008.
Leia também:
Cesta de Páscoa fica acima da inflação em 2016
Diante do fraco desempenho econômico, do mercado de trabalho desaquecido e da perda de poder aquisitivo das famílias, a entidade defendeu em nota que ?uma retomada de confiança dos consumidores ainda parece distante para movimentar a economia e as vendas do varejo? uma vez que as vendas na Páscoa seguem a tendência do setor e, portanto, ?antecipa mais um ano difícil para o comércio.?
Outro levantamento, realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostra ainda que quatro em cada dez brasileiros (41,9%) compraram chocolates para comemorar o feriado até a véspera do domingo de Páscoa. Com menos sobras de dinheiro e diante de preços mais salgados, 37,8% dos entrevistados disseram que diminuíram o valor dos gastos na comparação com o ano passado, seja por conta do desemprego, por estarem mais endividados ou por redução salarial. Outros 28,3% dos entrevistados afirmaram gastar mais do que na Páscoa de 2015 devido à percepção de aumento nos preços do chocolate.
Leia também:
Vendas de ovos de Páscoa caem 24,6% em 2015
A pesquisa levou em conta tanto os consumidores que já haviam comprado presentes antes da Páscoa, como os que deixaram para comprar de última hora. Na média, o gasto total do brasileiro foi de R$ 106.
Leia também:
Perdas com Páscoa devem ultrapassar 5%