/
/
Vendas de bens duráveis recuam 16% em 2015

Vendas de bens duráveis recuam 16% em 2015

Pesquisa da GfK mostra quais setores mais sofreram com quedas no ano passado

No último trimestre de 2015, o mercado brasileiro de bens duráveis desacelerou consideravelmente em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com um levantamento feito pela GfK, que conta com dados de 390 mil lojas em 30 países, o volume de vendas nacional totalizou R$ 25,87 bilhões no período, revelando uma queda de 18,9% em comparação ao quarto trimestre de 2014.

Leia também:
Varejo e serviços influenciam queda no PIB 

O relatório mostra que todos os segmentos observados no TEMAX® Brasil apresentaram retração durante o quarto trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014. As categorias de Eletroportáteis e Impressoras e Periféricos apresentam as menores retrações, 2,5% e 5,6%, respectivamente. Se comparado com o mesmo período do ano anterior, o mercado de eletroportáteis demonstrou retração de 7,2% em volume de vendas e 3% em faturamento no último trimestre de 2015. Em relação ao preço, houve aumento de 6,5% no preço médio.

A pesquisa afirma que o recuo no mercado foi influenciado principalmente por algumas categorias como ventiladores, fritadeiras elétricas e também por cafeteiras expressas que seguem direção oposta ao mercado. Porém, categorias como os preparadores de alimento, ferros, sanduicheiras e aspiradores de pó, seguem as tendências de retração de mercado.

Smartphone com forte queda em relação ao último trimestre de 2014 
O faturamento da categoria de Telecom retraiu 15% em comparação com o último trimestre de 2014, entretanto ainda apresentou crescimento de 20% em relação ao terceiro trimestre de 2015. Smartphones continuam sendo o principal produto desta categoria, e também apresentaram resultado negativo com retração de 13% em relação ao ano passado com crescimento de 21% comparado com o trimestre anterior. As vendas de Black Friday foram importantes para este trimestre, entretanto o Natal foi inferior ao de 2013 e 2014. Foram diversos os motivos para essa retração, como o aumento dos impostos para esta categoria e também o impacto da desvalorização do Real impactando o preço ao consumidor final.

Faturamento de Câmeras fotográficas recua 71% no último trimestre de 2015
No quarto trimestre de 2015, o mercado brasileiro de câmeras digitais apresentou queda de 71% em faturamento quando comparado ao mesmo período de 2014. Lentes intercambiáveis é o segmento de menor retração e ganha importância, alcançando 35% do valor de vendas da categoria, contra 24% do ano anterior. Eletroportáteis veem leve retração No último trimestre de 2015 comparado com o mesmo período do ano anterior, o mercado de eletroportáteis demonstrou retração de 7,2% em volume de vendas e 3% em faturamento. Em relação ao preço, houve aumento de 6,5% no preço médio. Essa pequena queda no mercado foi influenciada principalmente por algumas categorias como ventiladores, fritadeiras elétricas e também por cafeteiras expressas que seguem direção oposta ao mercado. Porém, categorias como os preparadores de alimento, ferros, sanduicheiras e aspiradores de pó, seguem as tendências de retração de mercado.

Leia também:
Demanda do consumidor por crédito sobe 6,7% 

Material de escritório e periféricos: queda no quarto trimestre
No quarto trimestre de 2015, o mercado brasileiro de material de escritório apresentou retração em faturamento de 6% comparado com o mesmo período do ano anterior. O segmento Jato de Tinta para as Multifuncionais ganha espaço na cesta e representa aproximadamente metade do faturamento do mercado, enquanto em Impressoras o segmento permanece estável. Já o segmento de impressão a Laser tem contribuição negativa tanto para Impressoras como Multifuncionais. Acessórios de computadores, como Mouses, Teclados e Câmera, Passadores de Slides, etc, também apresentam estabilidade, em relação ao mesmo período do ano passado. Importante ressaltar que o mercado de Tecnologia da Informação também apresenta tendências negativas no mesmo período de análise.

Redução nas principais categorias de Linha Marrom
O último trimestre do ano apresentou queda de 23% no faturamento comparado com o mesmo período de 2014 nos segmentos de linha marrom. As categorias que mais influenciaram na queda foram TVs de tela fina e a linha de Áudio. Entretanto, as Caixas Portáteis Bluetooth apresentaram crescimento em relação ao último trimestre de 2014. Esse segmento foi impulsionado pela redução do preço médio devido à mudança de mix dos produtos com a introdução de itens de entrada e o aumento no número de marcas presentes nesse mercado.

Linha branca: quarto trimestre apresenta corte de 20%
O faturamento da Linha Branca apresentou queda de 20% no quarto trimestre do ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Retração em todas as categorias, mas, Refrigeradores (-25%) e Fornos e Fogões (-21%), as mais representativas do segmento, foram as principais responsáveis pelo resultado negativo.

Tecnologia da Informação fechou 2015 com queda de faturamento
No quarto trimestre de 2015, as movimentações em tecnologia da informação mantiveram as tendências apresentadas ao longo do ano e fecham o ano com retração no faturamento. A categoria de Computadores Portáteis é a mais importante, e portanto a responsável pela contribuição negativa do mercado de Tecnologia da Informação. Computadores de Mesa e Monitores apresentam a mesma tendência acompanhada ao longo de 2015, e fecham o ano com tendência negativas em faturamento frente ao mesmo período do ano anterior cerca de dois menores cada segmento.

Leia também:
Veja quem ditará as regras do consumo 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]