/
/
Demanda dos consumidores por crédito cresce na região Sudeste

Demanda dos consumidores por crédito cresce na região Sudeste

Dados da Serasa Experian apontam crescimento impulsionado principalmente pelos consumidores com renda entre um e dois salários mínimos.

Em abril deste ano, a procura dos consumidores por recursos financeiros no Sudeste cresceu em todas as Unidades Federativas (UFs) da região, segundo dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian.

Ainda que mais desacelerada em comparação ao mesmo mês de 2024, os destaques ficaram com Espírito Santo e Minas Gerais, ambos com alta de 6,2%. Confira os dados completos da região no gráfico a seguir:

Consumidor de baixa renda impulsiona crescimento

No cenário nacional, a busca por crédito registrou alta de 5,9% em abril. O crescimento foi impulsionado principalmente pelos consumidores com renda entre um e dois salários mínimos, cuja procura aumentou 8,8% na comparação anual. Em seguida, destacaram-se os brasileiros que recebem até um salário mínimo, com alta de 8,5%.

Confira, no gráfico abaixo, os dados dos últimos 12 meses e, na tabela em seguida, a visão por renda:

“O aumento da busca por crédito entre as faixas de menor renda reflete, em grande parte, o impacto da inflação e do custo de vida no orçamento das famílias. Muitas vezes, o crédito se torna uma alternativa para manter o consumo básico ou reorganizar dívidas”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

Demanda por crédito em alta em todos os estados

Em março, todas as Unidades Federativas (UFs) registraram aumento na Demanda dos Consumidores por Crédito. Os maiores crescimentos foram observados no Amapá (21,9%), Amazonas (21,3%) e Santa Catarina (20,7%). Já os menores avanços ocorreram na Bahia (1,3%), Ceará (0,6%) e Rio de Janeiro (0,3%).

 Veja o levantamento por UFs no gráfico a seguir:

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]