Em abril deste ano, a procura dos consumidores por recursos financeiros no Sudeste cresceu em todas as Unidades Federativas (UFs) da região, segundo dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian.
Ainda que mais desacelerada em comparação ao mesmo mês de 2024, os destaques ficaram com Espírito Santo e Minas Gerais, ambos com alta de 6,2%. Confira os dados completos da região no gráfico a seguir:
Consumidor de baixa renda impulsiona crescimento
No cenário nacional, a busca por crédito registrou alta de 5,9% em abril. O crescimento foi impulsionado principalmente pelos consumidores com renda entre um e dois salários mínimos, cuja procura aumentou 8,8% na comparação anual. Em seguida, destacaram-se os brasileiros que recebem até um salário mínimo, com alta de 8,5%.
Confira, no gráfico abaixo, os dados dos últimos 12 meses e, na tabela em seguida, a visão por renda:
“O aumento da busca por crédito entre as faixas de menor renda reflete, em grande parte, o impacto da inflação e do custo de vida no orçamento das famílias. Muitas vezes, o crédito se torna uma alternativa para manter o consumo básico ou reorganizar dívidas”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
Demanda por crédito em alta em todos os estados
Em março, todas as Unidades Federativas (UFs) registraram aumento na Demanda dos Consumidores por Crédito. Os maiores crescimentos foram observados no Amapá (21,9%), Amazonas (21,3%) e Santa Catarina (20,7%). Já os menores avanços ocorreram na Bahia (1,3%), Ceará (0,6%) e Rio de Janeiro (0,3%).
Veja o levantamento por UFs no gráfico a seguir: