/
/
Venda direta em transformação na era phygital

Venda direta em transformação na era phygital

A venda direta ainda é de extrema relevância no Brasil. Porém, em um contexto cada vez mais phygital, é fundamental debater o aprimoramento desse método

No início de abril ouvimos a notícia da situação da Tupperware com a queda no valor das ações e a possibilidade de decretar falência com a falta de dinheiro para operar no mercado. Os especialistas apontaram algumas razões para explicar a posição atual da empresa como a falta de opções de canais de acesso aos produtos como varejo e a venda on-line, a desconexão de seus produtos com as novas gerações, a concorrência de produtos de baixo preço e a queda de números de seus revendedores.

O canal de venda direta é relevante no Brasil com enorme capilaridade em vários municípios e capacidade de geração de renda para muitas famílias. Segundo a ABEVD (Associação Brasileira de Venda Direta) o Brasil possui cerca de 3,5 milhões de empreendedores que compõem a força de vendas do canal. O faturamento do canal em 2022 atingiu cerca de R$ 45 bilhões e se configura entre os sete principais mercados do mundo. O mix de categorias do canal é dividido em: 52% de cosméticos e cuidados pessoais, 22% roupas e acessórios, 4% alimentos e bebidas, 3% livros e áudio, 3% livros e brinquedos, 3% produtos para casa, 3% saúde e nutrição, 3%telecomunicações, 2% limpeza da casa, 8% outros.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

No contexto multicanal com as diversas opções à disposição dos clientes, muitas perguntas foram levantadas sobre o futuro do canal de venda direta para atender à jornada “phygital” do consumidor. O debate fica mais apimentado ao acompanhar a transformação de seu negócio feita pela Natura&Co, que vêm há anos implementando uma estratégia de digitalização dos seus canais, especialmente de suas consultoras que contam também com uma plataforma de serviços financeiros, denominado & CoPay em fase de teste no Brasil.

Crédito: Natura

Os resultados da oferta mais variada de canais vêm trazendo bons resultados e os números demonstram que as vendas por canal já se dividem em: 16% no varejo, 8% no e-commerce + social selling e 76% das vendas por relações. O reporte do primeiro semestre de 2022, encontrado no site de Relações com Investidores da Natura , demonstra que 49,5% das vendas já estão habilitadas digitalmente e vêm aumentando a produtividade das consultoras. Esse impacto de digitalização traz efeitos positivos para ambos os lados pois consumidores passam a acessar novos canais segundo suas necessidades e as consultoras encontram mais possibilidades de aumentar a conversão.

Conheça o Mundo do CX

No quadro a seguir é possível ver o gráfico e explicações do comportamento das vendas em comparação do primeiro semestre de 2021, no qual as vendas habilitadas digitalmente eram de 50,1%. Essa variação negativa se deu pela acomodação das vendas no pós-pandemia entre o e-commerce e os outros canais, em função da retomada das atividades mais presenciais pelos consumidores.

O mais importante é debater o futuro da venda direta em um contexto mais digitalizado do relacionamento com o cliente, pois os canais se complementam e podem disponibilizar tanto o acesso digital do consumidor quanto o atendimento personalizado da venda realizada por meio das consultoras. Os novos formatos de canais digitais que se fortaleceram durante a pandemia devem ser somados aos canais mais tradicionais para atender as novas configurações do consumo. Esse é o melhor dos mundos!



 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]