Pesquisar
Close this search box.
/
/
Veja alimentos que ajudam a melhorar o desempenho no trabalho

Veja alimentos que ajudam a melhorar o desempenho no trabalho

A alimentação saudável favorece a concentração e o raciocínio

Nos últimos meses, as pessoas passaram por uma mudança brusca na rotina. O isolamento social e o home office transformaram a casa em escritório, local de lazer e de descanso – e isso influenciou diretamente nos hábitos alimentares. Análises do NutriNet Brasil, estudo sobre alimentação realizado pela USP, mostraram aumento no consumo de alimentos ultraprocessados em algumas regiões. Por outro lado, a frequência no consumo de frutas, hortaliças e feijão também aumentou.

Com todas as mudanças de rotina, a nutricionista Gabriela Cilla alerta que manter uma alimentação saudável pode melhorar o desempenho no trabalho e em outras atividades do dia a dia. “Uma boa alimentação, em quantidades adequadas, contribui para o raciocínio e a concentração. Por exemplo, alimentos que aumentam o pico glicêmico ou que causam sonolência diminuem esses processos e influenciam negativamente no desempenho diário. Já os que trazem saciedade e possuem questões biológicas voltadas para o raciocínio são altamente recomendados”, afirma.

O cardápio ideal

Além dos alimentos que vão compor o cardápio, é preciso pensar na regularidade da alimentação. Muitas pessoas em home office relatam que, por não existir mais a hora do almoço em equipe ou a conversa para um cafézinho, acabam esquecendo de comer – o que não é saudável.

“É interessante que se tenha uma alimentação, em média, de três em três horas. Quando a pessoa mantém uma alimentação com duas a três horas e meia de intervalo, a questão energética se torna mais eficaz e a fadiga diminui”, explica Gabriela.

Mas, para que os benefícios sejam percebidos, os alimentos precisam ser adequados. A nutricionista cita alguns que devem estar no cardápio de quem deseja ter um bom desempenho no trabalho.

  • Fontes de origem de Ômega 3: nozes e peixes são ótimas opções para a alimentação do dia a dia. Isso porque o Ômega 3 presente nesses alimentos favorece a comunicação entre os neurônios, melhorando a concentração, memória e aprendizado de maneira geral.
  • Vitaminas do complexo B: podem ser encontradas em leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico) e nas oleaginosas (castanhas, amêndoas). Além de melhorar a comunicação dos neurônios, esses alimentos são fonte de energia.
  • Ovo: presente na gema do ovo, a colina é uma substância importante para a produção de células nervosas, ou seja, influencia diretamente na memória e na cognição.
  • Carboidratos: de maneira geral, os carboidratos de origem integral são melhores por diminuírem o tempo de absorção e aumentarem a questão da saciedade. Além disso, são importantes fontes de energia que não causam picos de glicemia, evitando problemas como a sonolência.
  • Cafeína: café, chá verde, chá mate, pó de guaraná e gengibre são alguns dos alimentos que possuem cafeína, substância que combate a fadiga mental e deixa a pessoa mais alerta.
  • Chocolate amargo 70%: para adocicar um pouco o dia a dia, o chocolate amargo pode entrar na dieta. Ele possui cafeína e libera a endorfina, que pode ajudar a diminuir a questão do estresse associada ao trabalho.

Na lista dos alimentos para serem evitados durante o período de trabalho, Gabriella cita os gordurosos, que demandam muito energia na digestão; farinhas e açúcares refinados, que causam picos glicêmicos e, em seguida, causam fadiga e fome; e refrigerantes.

Para um resultado melhor, é importante procurar um nutricionista, que fará a elaboração de um cardápio personalizado.


+ Notícias 

Viver melhor: conheça a tendência global

5 habilidades fundamentais para se dar bem no home office

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]