O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)aponta que o varejo brasileiro cresceu 2,5% em 2018 em relação a 2017, depois de descontada a inflação. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, 15 de janeiro.
Pela primeira vez desde 2014 o índice da Cielo que contempla todas as operações feitas por suas plataformas de pagamento fechou o ano com resultado positivo na comparação com o ano anterior.
Em relação à receita bruta, o indicador registrou alta de 5,3% na comparação com o ano anterior. O melhor resultado para esse indicador continua sendo o ano de 2015, apesar de o ano de 2018 ter apresentado aceleração em relação aos dois anos anteriores. “O resultado de 2018 ratifica a trajetória de recuperação do varejo, conforme observamos no decorrer do ano”, destaca Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo.
O executivo aponta ainda que o resultado poderia ter sido melhor. “(O crescimento veio) mesmo com eventos que impactaram o resultado do ano, como a paralisação dos caminhoneiros e a copa do mundo, o varejo acelerou e fechou o ano com o maior crescimento desde 2014”, complementa.
Segmentos
O bloco dos setores de Bens não Duráveis foi o que apresentou a maior alta no ano, com 4,6% quando descontada a inflação. Supermercados e Hipermercados foi o maior destaque do bloco. Por outro lado, o setor de Postos de Gasolina fechou o ano com retração quando descontada a inflação, o que limitou o desempenho positivo do macrossetor.
Em seguida, o grupo de setores de Bens Duráveis e Semiduráveis apresentou crescimento líquido (descontada a inflação) de 1,1%. O resultado foi puxado pelo desempenho positivo do setor de Móveis, Eletro e Lojas de Departamento. Entretanto, foi limitado pelo fraco desempenho do setor de Vestuário.