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Conheça as varejistas mais amadas pelos brasileiros

Conheça as varejistas mais amadas pelos brasileiros

Estudo exclusivo da Ecglobal, em parceria com o CIP, do Grupo Padrão, traz marcas como Carrefour e Mcdonald's. Confira o ranking das varejistas

* Por Aline Barbosa, Dimas Ribeiro, Jade Castilho, Leonardo Guimarães e Raphael Coraccini

Afinal, quem são as varejistas mais amadas pelos brasileiros e o que elas fazem para conquistar o coração de consumidores cada vez mais avessos à fidelidade? Estudo exclusivo da Ecglobal, em parceria com o CIP, do Grupo Padrão, mostra quais são as empresas mais queridas (Veja abaixo a metodologia do estudo).

Confira as marcas favoritas entre o público. Lista conta com empresas como McDonald’s, Carrefour e Ultrafarma:


LIFESTYLE PÉ NO CHÃO: A sandália criada em 1962 inspirada na clássica sandália japonesa, Zori, vem ganhando o mundo desde então com seus modelos populares, personalizados e coloridos. Além disso, a marca trouxe à mídia nacional diversas campanhas que ganharam o coração do público. Uma das mais recentes traz o casal de atores Camila Queiroz e Klebber Toledo em uma discussão clássica nas campanhas da marca: a variedade de modelos e estilos. Segundo Fernanda Romano, diretora de Canais Digitais da Alpargatas, a marca roda, frequentemente, uma pesquisa que se chama “Brand Health Tracking” com a Kantar. “Ela monitora três atributos muito importantes: saliência, significância e diferenciação. Esses três atributos juntos trazem um valor de ‘Poder de Marca’, e esse número serve como guia para entendermos a nossa saúde perante a concorrência e também perante outras grandes marcas globais”, explica.

PONTUAÇÃO: 46,5



PAIXÃO PELO ESPORTE: Presente no Brasil há duas décadas, a Nike investe em experiência tanto nas lojas como nos produtos. Entre as apostas estão o Nike Adapt Huarache, tênis com capacidade de se conectar com a Siri ou com o Apple Watch por meio de uma plataforma inteligente intitulada Nike FitAdapt, e o Nike Joyride, calçado de corrida que traz no solado 10 mil bolinhas para ajudar no amortecimento. Se o cliente não ficar 100% satisfeito, a empresa aceita o produto de volta, estornando o valor da compra ou permitindo a sua troca. “Sempre estamos prontos para repensarmos nossas estratégias, desde que atenda às necessidades dos nossos consumidores”, destaca Daniel Paz, diretor sênior de Marketing da Nike do Brasil. “Reconhecemos no brasileiro uma paixão verdadeira pelo esporte – e essa característica está no DNA da Nike também”.

PONTUAÇÃO: 43,0


Varejistas

SABORES E MEMÓRIAS: As farmácias são conhecidas por sua capilaridade. O fast-food mais famoso do mundo chegou ao País em 1979. Desde então, já estamos acostumados a esbarrar com o icônico logotipo da marca pelas cidades do Brasil afora. O que leva o restaurante ao primeiro lugar no coração do consumidor? Segundo a marca, mais de 1 milhão de pesquisas são realizadas no intuito de saber o que o cliente deseja. Recentemente, a marca trouxe uma nova arquitetura e design para suas franquias e lançou seu aplicativo, o McDonald’s App, integrado ao sistema de entregas, o McDelivery. Além disso, o McLanche Feliz – lanche infantil da rede –ganhou uma roupagem mais saudável no intuito de atender aos anseios dos pais. “O McDonald’s tem uma relação de muita proximidade com os brasileiros. E isso ficou bastante evidente com os comentários positivos que temos recebido na nossa atual campanha institucional, em que mudamos duas das nossas fachadas e convidamos o público a ir até as redes sociais e revelar quais são os apelidos carinhosos que costumam utilizar para se referir à rede”, declara João Branco, chief Marketing do McDonald’s Brasil sobre a ação que transformou um McDonald’s da Avenida Paulista em “Méqui”, forma popular de pronúncia no País.

PONTUAÇÃO: 40,8


Varejistas

PRODUTOS QUE TOCAM A PELE (E O CORAÇÃO): Há quatro décadas no mercado, O Boticário é uma das empresas que se destacam no ramo de cosméticos e perfumes brasileiros. A empresa, que começou focada em medicamentos dermatológicos, hoje possui uma gama de produtos espalhados pelo mundo. Preocupada com o planeta, a varejista foca uma produção sustentável, que presa pelo ciclo da vida, desde a matéria-prima até seu descarte. Além disso, não faz testes em animais. Ecologicamente correta e investindo em inovação, O Boticário começou a utilizar inteligência artificial na produção de duas novas fragrâncias. A tecnologia foi desenvolvida pela IBM em parceria com a casa de composições alemã Symrise.

PONTUAÇÃO: 38,5


Varejistas

ALÇANDO NOVOS VOOS: Criada em 1999, a Americanas.com pertence, desde 2006, ao B2W, grupo do qual também fazem parte Submarino, Shoptime e Sou Barato. Juntas, as empresas somam nada menos do que 15 milhões de clientes ativos. Com o slogan “A maior loja. Os menores preços”, a companhia tem, no marketplace, a mais importante frente de crescimento. Entre as novidades este ano está a Americanas Mundo, operação de cross border lançada em março que pretende conectar, até o fim do ano, 40 mil vendedores. Primeira empresa a realizar voos experimentais para entregas com drone no varejo brasileiro, a B2W Digital também prevê começar, no ano que vem, as primeiras entregas de produtos em rotas dos Centros de Distribuição da Companhia para as lojas físicas da Lojas Americanas. “A estratégia da Americanas.com é ter sempre o cliente como foco principal, e trabalhamos muito para estarmos cada vez mais próximos, garantindo sempre a melhor experiência de compra”, garante Leonardo Rocha, head de Marketing da marca.

PONTUAÇÃO: 31,6


Varejistas

INOVAÇÃO COMBINA COM MODA: Há mais de 40 anos no Brasil e com 280 lojas espalhadas por aqui, a C&A usa suas páginas em redes sociais e canais de atendimento ao cliente para ouvir opiniões, reclamações e sugestões de clientes. “Em todos os aspectos sociológicos, as pessoas não costumam tolerar o fato de não serem ouvidas, o que se estende para a relação entre empresa e consumidor. Por isso, não medimos esforços para escutar as necessidades e os desejos de cada cliente, fortalecendo a comunicação que estabelecemos com cada um deles em nossos canais, on-line e físico”, diz Mariana Moraes, gerente divisional de Marketing da C&A Brasil. “Além disso, estamos sempre atentos aos novos padrões de consumo, buscando estar um passo à frente das expectativas dos consumidores”, conta a executiva.

PONTUAÇÃO: 19,6



UMA GIGANTE DE CINCO LOJAS: As farmácias são conhecidas por sua capilaridade. As maiores redes têm centenas de unidades espalhadas pelo País. A mais amada pelos consumidores, porém, tem apenas cinco lojas, todas na mesma avenida, em São Paulo, além de seu e?commerce. O segredo da Ultrafarma é, portanto, a eficiência de sua operação. Todo mês, o site da varejista recebe mais de 5 milhões de visitas. Como o on-line representa a maior parcela do faturamento da marca, a empresa decidiu reformular seu e?commerce. Em junho deste ano, foram adicionadas novas funcionalidades ao site e a navegação se tornou mais ágil. “Preço e atendimento são importantes, mas para poder oferecer isso tudo nada é tão essencial quanto uma perfeita infraestrutura de serviços, que engloba atualização constante, e investimento em tecnologia”, afirma Ricardo Viveiros, diretor de Compras da Ultrafarma.

PONTUAÇÃO: 17,8


Varejistas

PROXIMIDADE COM O CLIENTE: Criado em 1959 na França com uma unidade instalada em um cruzamento, daí o nome, o Carrefour possui lojas nos formatos hipermercado, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Carrefour Drogaria, Carrefour Posto, Atacadão e Supeco. Noël Prioux, CEO do Carrefour Brasil, reconhece que a diversidade no time de colaboradores da equipe auxilia no desenvolvimento de novas competências e inovações da rede. “Tratamos de atrair novos profissionais para novas competências, simplificando nossa corporação, e, com isso, simplificamos a vida dos nossos funcionários”, diz ele. Em relação ao atendimento ao consumidor, Prioux reforça a ideia de que a digitalização e o contato com ele pelas redes sociais facilita o compartilhamento de ideias. “Você não pode fazer tudo sozinho; você precisa de aliados, parceiros. O segredo é estar perto do cliente, conversar mais com ele e não ter medo de trocar ideias”.

PONTUAÇÃO: 12,8


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QUER LER A MATÉRIA COMPLETA? CLIQUE ABAIXO e conheça as empresas mais amadas pelos consumidores. Ranking conta ainda com nomes como Netflix, Uber e Nubank.

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SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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