Quando pensamos em Inteligência Artificial, logo nos vem à mente a ideia de tecnologias extremamente evoluídas, que nos remetem praticamente a um filme de ficção científica. Mas a IA está cada vez mais presente nas pequenas coisas do dia a dia, e tem sido mais utilizada pelas empresas que desejam concentrar seus esforços em pilares estratégicos, deixando a tecnologia cuidar do que é mais operacional.
Esse uso da Inteligência Artificial tem feito com que as empresas gerem cada vez mais receita, de acordo com um levantamento realizado pela consultoria McKinsey. Veja a seguir os principais destaques do estudo.
Adoção e impacto da IA
De acordo com o levantamento, apesar de os dados não mostrarem um aumento na adoção de Inteligência Artificial, muitas empresas estão gerando receitas e reduções de custos com o uso da tecnologia. Metade dos entrevistados disse que suas organizações adotaram IA em pelo menos uma função, com destaque para os setores de alta tecnologia, telecomunicações e automotivo.
Entre as principais funções de negócios nas quais as organizações adotam IA, destacam-se as operações de serviço, desenvolvimento de produto ou serviço e marketing e vendas. Nesses casos, de acordo com os entrevistados pela McKinsey, a IA ajudou no aumento da receita para otimização de estoque e peças, preços e promoção, na análise de serviço ao cliente e na previsão de vendas e demanda, gerando aumento da receita em ⅔ dos casos. Quem optou por usar a IA para otimizar o gerenciamento de talentos, automatizar contact centers e estoques relatou, ainda, uma redução nos custos.
O uso de “deep learning” – tecnologia de aprendizado de máquina que usa redes neurais para fornecer melhores resultados – também foi abordado na pesquisa, mas apenas 16% dos entrevistados disseram que suas empresas avançaram nesse sentido. Mais uma vez, as companhias de alta tecnologia e telecomunicações lideram o ranking.
Os resultados da pesquisa da McKinsey sugerem que poucas empresas reconhecem os muitos dos riscos do uso de IA, e que menos ainda estão trabalhando para reduzi-los. O único risco que a maioria das organizações considera relevante continua sendo a segurança cibernética. A preocupação com a segurança nacional e física também cresceu em relação a 2019.
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Reflexos da pandemia
Os desafios econômicos impostos pela pandemia do novo coronavírus não impediram as empresas que enxergam maior valor na IA de continuar investindo em tecnologia. De acordo com o relatório, muitas organizações, inclusive, aumentaram o investimento em IA em resposta à pandemia.
A maioria das empresas de alto desempenho (61%) aumentou seus investimentos em IA em meio à crise do COVID-19, embora as mudanças variem por setor. Os segmentos mais propensos a aumentar os investimentos em IA nesse período foram automotivo e de montagem, serviços de saúde e produtos farmacêuticos e médicos.
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