/
/
Uso da Inteligência Artificial tem gerado mais receita para as empresas

Uso da Inteligência Artificial tem gerado mais receita para as empresas

Resultados de uma pesquisa global realizada pela McKinsey sugerem que as organizações estão usando cada vez mais a IA como uma ferramenta para gerar valor

Quando pensamos em Inteligência Artificial, logo nos vem à mente a ideia de tecnologias extremamente evoluídas, que nos remetem praticamente a um filme de ficção científica. Mas a IA está cada vez mais presente nas pequenas coisas do dia a dia, e tem sido mais utilizada pelas empresas que desejam concentrar seus esforços em pilares estratégicos, deixando a tecnologia cuidar do que é mais operacional.

Esse uso da Inteligência Artificial tem feito com que as empresas gerem cada vez mais receita, de acordo com um levantamento realizado pela consultoria McKinsey. Veja a seguir os principais destaques do estudo.

Adoção e impacto da IA

De acordo com o levantamento, apesar de os dados não mostrarem um aumento na adoção de Inteligência Artificial, muitas empresas estão gerando receitas e reduções de custos com o uso da tecnologia. Metade dos entrevistados disse que suas organizações adotaram IA em pelo menos uma função, com destaque para os setores de alta tecnologia, telecomunicações e automotivo.

Entre as principais funções de negócios nas quais as organizações adotam IA, destacam-se as operações de serviço, desenvolvimento de produto ou serviço e marketing e vendas. Nesses casos, de acordo com os entrevistados pela McKinsey, a IA ajudou no aumento da receita para otimização de estoque e peças, preços e promoção, na análise de serviço ao cliente e na previsão de vendas e demanda, gerando aumento da receita em ⅔ dos casos. Quem optou por usar a IA para otimizar o gerenciamento de talentos, automatizar contact centers e estoques relatou, ainda, uma redução nos custos.

O uso de “deep learning” – tecnologia de aprendizado de máquina que usa redes neurais para fornecer melhores resultados – também foi abordado na pesquisa, mas apenas 16% dos entrevistados disseram que suas empresas avançaram nesse sentido. Mais uma vez, as companhias de alta tecnologia e telecomunicações lideram o ranking.

Os resultados da pesquisa da McKinsey sugerem que poucas empresas reconhecem os muitos dos riscos do uso de IA, e que menos  ainda estão trabalhando para reduzi-los. O único risco que a maioria das organizações considera relevante continua sendo a segurança cibernética. A preocupação com a segurança nacional e física também cresceu em relação a 2019.

Leia também: Organizações exponenciais: 3 caminhos para melhorar os resultados 

Reflexos da pandemia

Os desafios econômicos impostos pela pandemia do novo coronavírus não impediram as empresas que enxergam maior valor na IA de continuar investindo em tecnologia. De acordo com o relatório, muitas organizações, inclusive, aumentaram o investimento em IA em resposta à pandemia.

A maioria das empresas de alto desempenho (61%) aumentou seus investimentos em IA em meio à crise do COVID-19, embora as mudanças variem por setor. Os segmentos mais propensos a aumentar os investimentos em IA nesse período foram automotivo e de montagem, serviços de saúde e produtos farmacêuticos e médicos.


+ Notícias 

10 tipos de inovação para transformar os negócios em tempos de mudanças exponenciais 

Como o analytics pode transforma o relacionamento 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]