O mundo está mudando em uma velocidade nunca prevista. Essa rapidez é impulsionada pela convergência e junção de toda inteligência e tecnologia desenvolvidas nos últimos 300 anos – é o que os especialistas chamam de singularidade. Nesse cenário, as empresas buscam caminhos para acompanhar as mudanças e organizar o modelo de negócios de forma a, possivelmente, se tornarem organizações exponenciais, ou seja, se beneficiarem do rápido crescimento da tecnologia para desenvolverem soluções com rapidez e baixo custo, conquistando melhores resultados.
Gabriel Campillo, coach e consultor de organizações exponenciais e professor da iE Business School, explicou o momento durante palestra no Leadership Knowledge Meeting, programa desenvolvido pelo Grupo Padrão em parceria com a IE Business School de Madri (uma das cinco melhores escolas de negócios, finanças e educação executiva do mundo). “A mágica está sendo feito porque muitas tecnologias que estávamos acostumados a ver separadas estão começando a ser utilizadas juntas. A singularidade está a caminho. Um exemplo é a vacina do coronavírus, que usa nanotecnologia, biotecnologia e dispositivos de impressão 3D, tudo se juntando para produzir uma vacina global”, diz.
E como as empresas podem se posicionar diante disso para ter melhores resultados? Campillo lista três caminhos.
Nova mentalidade
Com sociedade e mercados cada vez mais digitais, é preciso pensar diferente. “Se não mudarmos nossa mentalidade vamos continuar produzindo mais do mesmo, tentando ter diferentes resultados fazendo a mesma coisa repetidas vezes”, afirma Campillo.
E quando se trata de tecnologias exponenciais é preciso ter resiliência. Marcelo explica que uma característica comum entre elas é a de que, no início, parecem não dar resultado, mas, a partir de um determinado momento simplesmente aceleram. A proficiência delas vai aumentando exponencialmente ao longo do tempo, de forma que em 30 passos, os 25 primeiros representam 3,1% do caminho percorrido e os 5 últimos 96,9%.
Portanto, para Gabriel, o segredo da “nova mentalidade” que irá levar a empresa aos desejados 10x característicos das organizações exponenciais é focar no impulso, na convergência e na singularidade das tecnologias exponenciais.
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Atributos necessários
Existem 10 atributos que oferecem um quadro de como atrair a exponencialidade para a organização. Eles estão divididos em dois âmbitos: o das ideias e o da escala. O primeiro representa tudo o que está relacionado ao gerenciamento da informação produzida pelo uso de tecnologias exponenciais. O segundo diz respeito ao que está acontecendo do lado de fora da empresa. Ambos estão diretamente ligados ao crescimento.
Dentro da parte da escala estão cinco atributos. O primeiro é o “staff e demanda”, ou seja, para a atividade que a empresa pratica com o objetivo de gerar valor é preciso contratar uma grande equipe? Serviços podem ser encontrados de outras formas no mundo conectado. Em segundo lugar está a “comunidade e multidão”, que nada mais é do que uma forma de gerar marketing atrativo se juntando a comunidades. Os outros são “algoritmos”, já que tudo pode ser automatizado, “impulsionamento de ativos”, e “engajamento”.
Quando se trata do âmbito das ideias, os cinco atributos são: “interface” com os consumidores; “painéis de controle” para gerenciar todas as informações e entender o que está acontecendo para tomar decisões; “experimentos”, oportunidades de criar e desenvolver hipóteses que precisam ser testadas no mercado; “autonomia” da equipe para lidar com a velocidade; e “tecnologias sociais” que facilitam a comunicação.
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Propósito transformador massivo
Por fim, para que um modelo de negócio seja exponencial, ele precisa ter um propósito transformador massivo. Como disse Simon Sinek, “As pessoas não compram o que você faz, compram o porquê você faz”. Além disso, equipes que se identificam com o propósito do trabalho diário possuem mais dedicação e entregam um produto melhor.
Gabriel Campillo afirma que a peça-chave para construir esse propósito e ser audacioso. “Não tenha medo de mirar na lua. É preciso ser audacioso para ser significante. É preciso ser transformador de uma forma que faça sentido para você, para a sua comunidade, para os colaboradores, para a humanidade. Não importa de onde você vem, precisa saber para onde está indo.”
Um exemplo de propósito transformador massivo de organização exponencial é a TED com: “ideias que valem a pena espalhar”. E, de fato, grande parte das informações relevantes do mundo passam pelos eventos da empresa, que cresceu muito nos últimos dez anos. Outro exemplo é o Google, com o propósito de “organizar as informações do mundo” – esse dispensa qualquer explicação.