Os dez maiores varejistas globais fecharam o ano fiscal 2013 (12 meses encerrados até junho de 2014, de acordo com o calendário de cada companhia) com um faturamento líquido de US$ 1,3 trilhão, um crescimento de 2,9% em relação ao exercício anterior. Embora moderada, a expansão faz com que esse conjunto de empresas, se somadas, chegue ao PIB de países como Espanha (13° no ranking mundial) e Coreia do Sul (14°), e mais da metade de tudo o que é produzido no Brasil (US$ 2,2 trilhões, segundo informações do Banco Mundial).
Metade dos 10 mais são americanos, sendo que o líder Walmart tem vendas mais de 4,5 vezes superiores à de seu “concorrente” mais próximo. Reforçando o crescimento dos modelos de negócios focados em desconto, a também americana Costco avançou para o segundo posto, enquanto a alemã Schwarz foi para o quarto lugar. A diferença entre o terceiro colocado (Carrefour) e o sexto (Kroger), porém, é mínima: US$ 313 milhões, para vendas da ordem de US$ 98 bilhões (0,32%).
A maior queda no ranking foi a da britânica Tesco, do segundo para o sexto posto, tanto em virtude do crescimento fraco das vendas quanto da variação cambial (libra x dólar). Para a Deloitte Consulting, que elaborou o ranking Global Powers of Retailing em conjunto com a revista Stores, da National Retail Federation (NRF), o desaquecimento do mercado global e a expansão mais acelerada do varejo online fizeram com que as empresas do ranking tivessem um crescimento tímido no último ano.
Confira abaixo o ranking das dez maiores empresas do varejo global:
1 – Walmart (EUA) – US$ 476,3 bilhões
2 – Costco (EUA) – US$ 105,1 bilhões
3 – Carrefour (França) – US$ 98,7 bilhões
4 – Schwarz (Alemanha) – US$ 98,7 bilhões
5 – Tesco (Reino Unido) – US$ 98,6 bilhões
6 – Kroger (EUA) – US$ 98,4 bilhões
7 – Metro (Alemanha) – US$ 86,4 bilhões
8 – Aldi (Alemanha) – US$ 81,1 bilhões
9 – The Home Depot – US$ 78,8 bilhões
10 – Target – US$ 72,6 bilhões
A NOVAREJO está em Paris para a cobertura do World Retail Congress. Acompanhe pelo site 192.168.0.154/novarejo e nas redes sociais. Clique na editoria WRC e navegue por tudo o que foi publicado nos últimos meses sobre o maior evento de varejo do planeta
Leia mais:
O 1º dia de WRC, o Congresso Mundial de Varejo