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Os 10 mandamentos do varejo do futuro

Os 10 mandamentos do varejo do futuro

Chairman da NRF mostra os fatores que transformarão definitivamente o mercado mundial

Steve Sadove é praticamente uma lenda no varejo. O ex-presidente da Saks, responsável por tornar a companhia uma referência em omnicanal, teve uma longa carreira no setor e hoje não apenas faz parte do Conselho de Administração da JC Penney, uma das grandes empresas mais inovadoras dos Estados Unidos, como também é o chairman da National Retail Federation (NRF), a associação americana de varejo. Com esse pedigree, ele conhece como poucos o mercado, suas transformações e tendências.

No World Retail Congress, que acontece nesta semana em Paris, Sadove elencou dez grandes fatores de transformação no varejo mundial, que provocarão mudanças sísmicas no setor nos próximos anos. São elas:

1. Omnicanal: “esse é o grande fator de transformação do varejo, sem dúvida”, afirma. Para Sadove, o omnicanal é a revolução do varejo moderno. “Os consumidores têm duas razões para comprar nas lojas ou online: pelos produtos ou pela experiência. Quem não facilitar a aquisição de produtos ou ampliar a experiência de consumo irá desaparecer”, acredita.

2. Comunicações móveis: cada vez mais os consumidores usam os celulares em seus processos de compra. A grande questão para o varejo é oferecer aos consumidores as informações de que eles precisam para adquirir os produtos e serviços de que precisam, no momento em que eles precisam. “Mesmo que o varejista não queira desenvolver um e-commerce, o consumidor fala das marcas no mobile. E aí?”, provoca.

3. Big data: entender os consumidores um a um há décadas é um sonho do grande varejo. E, finalmente, parece ser possível alcançar esse sonho. “Esse será no futuro o combustível do varejo. Ser capaz de atender milhões de pessoas como o quitandeiro da esquina fazia no passado, tratando cada pessoa como única”, afirma. Os vencedores serão os que utilizarem os dados a seu favor, seja informações próprias, seja de parceiros de negócios.

4. Integração vertical: a menos que seu produto seja diferenciado, a internet fez de você uma commodity que luta para sobreviver com base apenas no preço. “A integração vertical permite que você controle seu destino, suas margens, e ofereça uma experiência diferente”, diz Sadove. Não à toa, mais de 80% das vendas dos grandes varejistas de vestuário são de produtos de marca própria.

5. Transparência de preços: esse é um aspecto que a internet torna mais e mais relevante. “Os consumidores estão 100% cientes do preço de seus produtos e dos da concorrência. Isso muda o modelo de negócios e coloca enorme pressão sobre as margens de operação”, analisa Sadove. Para escapar dessa pressão é preciso estar sempre na mente dos consumidores com novos produtos e serviços relevantes.

6. Segurança da informação: trata-se de tornar a vida dos hackers mais difícil, uma vez que é impossível eliminar de vez o problema. E isso passa pelo papel da liderança da empresa. “A segurança deve ser uma prioridade dos gestores, que darão ao problema o foco necessário para dificultar as coisas para os hackers. Com isso, eles preferirão buscar alvos mais fáceis”, acredita. Os meios de pagamento também serão grandemente afetados pelas questões de segurança, especialmente no mundo online.

7. Mudanças demográficas: “se eu ligo para minha filha adolescente, ela nunca responde. Mas é só mandar uma mensagem de texto que ela responde em um minuto”. Com esse exemplo, Sadove mostra que os Millennials têm uma forma de pensar completamente diferente das gerações anteriores. E essa forma de pensar torna obsoletas muitas práticas atuais de varejo.

8. E-commerce internacional: esse é um fator cada vez mais importante, como o sucesso mundial dos chineses do Alibaba deixa bastante claro. “A compra de produtos em outros países nivela os preços por baixo e aumenta a pressão sobre empresas e mercados”, afirma.

9. Tecnologias “vestíveis”: não se trata apenas de relógios ou pulseiras. “Em pouco tempo, teremos tecidos com biometria, entre outras coisas com cara de ficção científica”, acredita. Essas tecnologias não afetarão apenas a forma como produtos são comprados e usados, mas também toda a cadeia de suprimentos.

10. Pessoas: para Sadove, o aspecto mais importante para o futuro do varejo. “Atuamos em um dos segmentos mais complexos que existem e precisamos de profissionais cada vez mais qualificados. Não se trata apenas de operadores de caixa, e sim de gestores, engenheiros e outras formações que antes não tinham a ver com varejo”, diz. Em tempos de grandes mudanças, novas competências são necessárias.

NOVAREJO está em Paris para a cobertura exclusiva do World Retail Congress, um dos principais eventos de varejo do mundo. Acompanhe pelo 192.168.0.154/novarejo e na edição novembro/dezembro da revista impressa o que de mais importante acontece no congresso.

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