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O 1º dia de WRC, o Congresso Mundial de Varejo

O 1º dia de WRC, o Congresso Mundial de Varejo

Evento que começou hoje (29) em Paris debate o setor em transformação

Começou nesta segunda-feira (29) e vai até 1º de outubro, em Paris, a edição 2014 do World Retail Congress (WRC), um dos mais importantes eventos de varejo do mundo. Com o tema ?Retailing in a disrupted world? (O varejo em um mundo em transformação, em uma tradução livre), o WRC contará com mais de 60 horas de debates, palestras e discussões sobre as principais preocupações e tendências do varejo, ao longo de três dias.

NOVAREJO está em Paris para a cobertura em tempo real do evento que debate as tendências que moldarão o setor nos próximos anos. Acompanhe no site 192.168.0.154/novarejo e nas nossas redes sociais.

No primeiro dia do encontro, executivo da consultoria Deloitte, Ira Kalish, tratou dos gargalos do varejo brasileiro e das prioridades para o próximo Governo, bem como falou sobre o impacto para o varejo do crescimento da China – será que o país está prestes a explodir?

O CEO do Javelin Group, Tony Stocklin, alertou para a revolução do modelo omnicanal e o fato de muitos varejistas ainda não terem acordado para a tendência – quem acordou, está ganhando.

O atendimento foi pauta de discussão de varejistas e consultores de três continentes diferentes, que se sentaram a mesma mesa de debate. O que tem sido feito para atrair o consumidor que, não importa em qual país esteja, está mais conectado?

E a corda quebrou para o varejo no mundo. Os mandamentos de hoje são diferentes dos drivers do passado. Quem afirma é uma das lendas do varejo: Steve Sadove, ex-presidente da Saks, responsável por tornar a companhia uma referência em omnicanal e chairman da National Retail Federation (NRF), a associação americana de varejo.

Confira o que de melhor foi debatido no primeiro dia de encontro do Congresso Mundial de Varejo.

O principal gargalo do varejo
Economista da Deloitte diz que reduzir custos trabalhistas deve ser prioridade do próximo governo

‘China é uma bomba-relógio’
Na manhã de abertura do WRC, especialista alerta para riscos da economia chinesa para varejo mundial

Revolução omnicanal
Compras 100% online e modelos híbridos apontam para profundas transformações no varejo mundial

Varejo, um criador de diálogos
Varejistas de três continentes mostram como têm atendido consumidores cada vez mais conectados e dos desafios do setor

Lojas físicas respondem por 68% das vendas
Internet tem participação de 16% no faturamento do setor e redes sociais, apenas 2%

Os 10 mandamentos do varejo do futuro
Chairman da NRF mostra os fatores que transformarão definitivamente o mercado mundial

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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