Pesquisar
Close this search box.
/
/
Na Ultragaz, tecnologia e humanização priorizam a experiência do consumidor

Na Ultragaz, tecnologia e humanização priorizam a experiência do consumidor

Diretor de Desenvolvimento da Ultragaz, Aurelio Ferreira, revela as ações da companhia em CX e o valor da tecnologia e da humanização na experiência do cliente com a marca

Nos últimos anos a Ultragaz tem investido constantemente na experiência do consumidor. Por essa razão há dentro da Ultragaz áreas dedicadas ao cliente domiciliar e ao empresarial, além de outra focada exclusivamente nas revendas parceiras.

Segundo o diretor de Desenvolvimento da Ultragaz, Aurelio Ferreira, isso garante máxima atenção e cuidado em todas as etapas que envolvem o consumidor final. “Temos indicadores que monitoram nossas transações e relacionamento como NPS, CSAT, e nos direcionam na priorização das iniciativas que nos conduzirão a excelência e satisfação do nosso cliente”, explica Ferreira.

Esse cuidado e atenção tem sido os pilares em Customer Experience (CX) da empresa para continuar garantindo a melhor experiência ao cliente com a marca Ultragaz e seus serviços padronizados, como o botijão azul – característica da marca.

Conheça o Mundo do CX

Ultragaz superando desafios

Passado o período “mais agudo” da pandemia e diante de novos comportamentos e da digitalização crescente dos serviços e das relações de consumo, a Ultragaz entende que houve muito aprendizado nesse processo que ajudou a superar desafios do setor.

Sem dúvida, os canais de contato foram uma das frentes mais impactadas nesse período e que teve atenção redobrada da companhia. Segundo Ferreira, desde 2019, quando a Ultragaz definiu uma nova estratégia de negócio em que o posicionamento do cliente está no centro das decisões, a empresa tem passado por transformações ao implementar tecnologias e inovações dos seus processos.

“Com a pandemia em decorrência do covid-19, esses processos foram acelerados e muitos resultados já podem ser percebidos pela companhia. A Ultragaz entende que é seu dever facilitar o processo de compra e possibilitar maneiras que atendam o consumidor onde e na hora desejada”, pontua Ferreira.

Diante disso, a empresa vem apostando cada vez mais em sua estratégia omnichannel, oferecendo produtos e serviços por meio dos mais diversos canais e aprimorando a experiência de compra do cliente.

Em 2020, houve o lançamento do App Ultragaz que já alcançou mais de 2 milhões de downloads. Como canal de venda Chatbot, WhatsApp – com atendimento dedicado exclusivamente ao cliente domiciliar e empresarial – Messenger, Facebook e UAD – Unidade de Apoio Domiciliar foram outras frentes que a companhia investiu na melhoria da experiência do cliente.

Já em 2022, a empresa lançou seu novo site, mais acessível e completo. Além disso, dedicou esforços em parcerias com empresas como RecargaPay e Cartão de Todos para a venda de botijões. A venda do Vale Gás, outro diferencial em serviços da companhia, está disponível em mais de 2.200 pontos físicos, como redes de supermercados, por exemplo.

Também acaba de ser lançado o novo Cartão Vale Gás, em formato de “cartão presente”. O cartão desenvolvido pela epay Brasil, está disponível em 152 unidades da rede Assaí, espalhadas pelo Brasil. “Com esta inovação, o Vale Gás se torna um item transferível e pode ser utilizado até mesmo como um recurso complementar em cestas básicas”, destaca Ferreira.

Aurelio Ferreira, diretor de Desenvolvimento da Ultragaz. Imagem: Ultragaz

Futuro e CX

Sobre inovação e futuro, e como a Ultragaz definiria uma boa estratégia em Customer Experience (CX) para o seu segmento, Ferreira entende que toda a estratégia deva ser desenhada com foco na inovação.

“Na Ultragaz a inovação compõe grande parte das iniciativas. Inovação com foco no cliente, excelência operacional, diversificação energética e ESG como valor. Estamos atentos aos movimentos do mercado e continuamos buscando formas de estar próximo dos consumidores em qualquer que seja o canal”, explica Ferreira

Para o executivo, um atendimento digitalizado e eficaz e, ainda assim, sem perder a proximidade com o consumidor final é o destino almejado dentro das estratégias em CX da Ultragaz. “Mais do que oferecer um diferencial competitivo, a iniovação influencia na satisfação e consequentemente, interfere na possibilidade de fidelização e garante resultado futuro”, frisa o executivo da Ultragaz.

Ainda sobre CX e como transacionar e criar produtos e serviços para diferentes gerações de clientes, Ferreira garante que na Ultragaz “olhar está lá na frente”. “Somos uma empresa humana, diversa, inovadora, cidadã e ética. Com segurança, trilhamos o melhor caminho para mudar a vida das pessoas”, ressalta.

“Nós acompanhamos de perto todas as mudanças e transformações que o mercado vem passando, para não só entender o movimento, mas avaliar em como tudo isso se conecta com a estratégia da empresa e como esse conceito pode agregar de forma relevante aos nossos consumidores”, complementa Ferreira.

Multicanalidade e autosserviços como impulsionadores em CX

Na Ultragaz, a multicanalidade tem sido a chave para o sucesso e desenvolvimento de estratégias em CX da marca. “Estamos apostando cada vez mais na estratégia de multicanalidade e na oferta de autosserviço. O objetivo é estar sempre presente, onde e quando o consumidor deseja, de forma ágil e fácil”, destaca Ferreira
Sobre isso, a ampliação dos canais de venda da companhia tem o objetivo de atender os clientes com excelência e também contribuir para o crescimento e desenvolvimento de parceiros. Hoje são mais de 5.000 revendas Ultragaz distribuídas em todo o Brasil.

Por fim, Ferreira destaca a importância da equipe de revendedores nesta jornada, reforçando na ponta os atributos da empresa. “São eles quem tem o contato diário com a população”, pontua. Como ferramenta para auxiliá-los, a Ultragaz desenvolveu o App Amigu, que está presente no celular dos entregadores e traz em tempo real, horário que o pedido foi feito, informações sobre o entregador, duração da entrega, entre outras funcionalidades.

Também vale destacar que a Ultragaz adquiriu 500 triciclos elétricos que serão utilizados pelas revendas parceiras na entrega dos botijões para o consumidor. Uma iniciativa em linha com a estratégia de ESG da companhia. São ações que geram resultados excepcionais para a companhia e para a experiência de seus clientes. Por isso, a empresa foi um dos destaques no XXIII Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 


+Notícias

Confira a cobertura completa do Prêmio CM 2022

O que podemos aprender com os chineses sobre a jornada do cliente? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]