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Turismo e viagem são sucesso no mercado digital brasileiro

Turismo e viagem são sucesso no mercado digital brasileiro

A categoria travel, de turismo e viagem, é forte no Brasil - e parte digital fica cada vez mais relevante e necessária

Um dos mercados mais impactados pela pandemia foi o de turismo e viagem. Porém, de modo talvez controverso, o segmento foi positivamente afetado pela quarentena e medidas restritivas. As pessoas passaram a se interessar mais por viagens depois do período em confinamento caseiro, e no primeiro ano após a quarentena, o mercado “travel” sente um grande crescimento na internet.

Classificam-se na categoria online “travel” agências de viagens online, provedores de serviços de viagens, companhias aéreas, hotéis, agências de aluguéis de carros, e outros relacionados à viagens.

Leia mais: Geração Z e das classes C, D e E impulsionam turismo no pós-pandemia, aponta Google

De acordo com um relatório publicado pela Comscore, a categoria “travel” teve um aumento de 67% em engajamento total entre 2020 e 2023, e alcança a marca de 78,5 milhões de unique visitors todos os meses. Além disso, conforme dados de Newton Neto, diretor de parcerias do Google na América Latina, o Brasil é o 11º maior mercado turístico do mundo. As pessoas se interessam de modo constante em viagens, destinos e turismo, como mostram os dados.

A principal busca no setor “travel” na internet é por hospedagem. O grupo com mais UVs é Priceline.com, responsável por sites como booking.com. Eles recebem quase 11 milhões de usuários únicos, ao passo que o TripAdvisor, segundo mais acessado, tem pouco mais de 6 milhões de acessos.

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Vale notar, também, a segmentação específica e concentrada: os 10 sites de viagens mais visitados no Brasil reúnem quase 40% dos acessos relacionados ao setor.

Por onde acontecem pesquisas de turismo e viagem

Um dos dados da Comscore que mais chama atenção é o canal de acesso: 90,4% das pessoas busca informações por mobile. Isso tem uma influencia direta no tipo de conteúdo consumido e ofertado. As redes sociais, por exemplo, apresentam uma parcela relevante de contato com o cliente final.

Os top social players de 2023 (janeiro a abril) mostram resultados curiosos: as duas marcas com maior audiência são agências de viagem online (Hurb e Melhores Destinos), enquanto as duas com mais engajamento são companhias aéreas tradicionais (LATAM Airlines e Azul Linhas Aéreas). Pensando nos sites, isso gera uma boa conversão para as companhias tradicionais – a LATAM tem quase 6 milhões de UV, e a Azul é campeã em tempo de permanência (20 minutos, contra cerca de 14 do Priceline, segundo maior na categoria).

É importante também destacar a importância e conversão de ads impressions. Em abril de 2023, calculou-se 32 milhões de impressões. Os principais sites de conversão de publicidade são o UOL, O Globo e Google Sites, nessa ordem.

Leia mais: As tendências do turismo em 2023, segundo a Decolar

PMEs de turismo e viagem

A Embratur, percebendo o potencial do travel no mundo online, firmou parceria com o Google em junho de 2023 para promover e impulsionar, a partir de treinamentos,  micro, pequenas e médias empresas de turismo e viagem de âmbito online no Brasil.

Existem cerca de 35 mil PME turísticas no Brasil. O treinamento busca digitalizar mais as empresas de travel, expandir o negócio do turismo no mundo digital, gerar mais giro econômico e impulsionar o setor no país.

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Para isso, o Google e EmbraturLAB planejam treinamentos para ensinar as empresas a usar de modo adequado e potencial as ferramentas do Google, como o perfil da empresa, os serviços de Maps, sites, horários de funcionamento, valores de serviço, e mais. Um perfil bem estruturado aumenta o engajamento e posicionamento no Google, principal ferramenta de buscas dos brasileiros.

Além disso, o curso inclui noções de marketing e estratégias de comunicação. Para isso, também serão usados dados do Google, como pesquisas, interesses regionais, etc. O formato de conteúdo de marketing também será abordado – como produção de shorts para destinos, produção de conteúdo assertivo e mais procurado, etc.

Conheça o Mundo do CX

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, comentou como nosso país tem “um potencial gigante a ser explorado no turismo brasileiro, tanto na digitalização das empresas – o que já alavanca os negócios locais e estimula a economia -, quanto em promover cada vez mais as nossas cidades e atrações turísticas. E, hoje, toda esta demanda de consumo de viagens está na internet: lá, nós pesquisamos, comparamos, estudamos as possibilidades e compramos.”

Perfil dos viajantes

A Comscore revelou que a maior parte das pessoas interessadas em pesquisa de travel são da Classe C (cerca de 45%). Depois, na ordem, aparecem as classes B (30%), DE (15%) e A (10%). A maior parte dessas pessoas (55%) nunca fez uma viagem internacional, e planeja a primeira para os próximos 12 meses.

Leia mais: A nova jornada de compra de gift cards no turismo

O gênero mais ligado à travel é o feminino, principalmente acima dos 25 anos. Porém, é a partir dos 45 que ficam mais tempo online na categoria, alcançando a média de 82 minutos por mês.

De acordo com as frases apresentadas pela pesquisa, respondentes com mais de 18 anos concordam totalmente que:

  • 75% – Eu gosto de viajar e aprender sobre lugares exóticos;
  • 67% – A internet ajuda a planejar e reservar viagens;
  • 66% – Eu gosto da ideia de viajar para fora do Brasil;
  • 64% – Eu gosto de tirar férias no meu país ao invés de viajar;
  • 64% – Férias de verdade incluem viajar;
  • 60% – Eu prefiro tirar férias em épocas tranquilas.


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