/
/
Turismo local: cresce a procura por aluguel de carros

Turismo local: cresce a procura por aluguel de carros

Entre as explicações para alta, estão o crescimento do turismo doméstico e o receio de viajar em meios de transporte coletivo

Um dos primeiros efeitos colaterais da pandemia do novo coronavírus na rotina da população foi o fechamento das fronteiras. Em todo o mundo, milhões de viagens foram canceladas, e o setor do turismo passou a enfrentar aquela que seria sua maior crise em 10 anos.

Mas, agora, com a flexibilização, o setor começa a apresentar sinais de recuperação. O turismo local têm impulsionado a retomada dos negócios, com o aumento gradual de reservas de hotéis, passagens aéreas e aluguel de carros.

Para viajar com segurança, as pessoas estão fugindo das aglomerações. Foto ilustrativa: Pexels.

Turismo local sinaliza recuperação

De acordo com uma pesquisa feita pela MaxMilhas, 50% das buscas de voos no Brasil entre julho e agosto foram para destinos nacionais, com destaque para Porto Alegre, São Paulo e Nordeste. Foi lá, inclusive, que a administradora de empresas Marina Belarmino resolveu passar boa parte das férias em outubro, depois de precisar adiar a viagem que tinha programado para conhecer as praias do México e de Cuba. “Busquei por praias mais desertas no Nordeste, que me pareceram mais seguras em meio à pandemia. Foi uma forma de escapar do confinamento domiciliar sem correr muitos riscos”, conta.

As viagens domésticas, inclusive, foram apontadas como uma espécie de “boia de salvação” para o setor em um documento da Organização Mundial do Turismo que analisou os impactos da Covid-19. O estudo da OMT destaca que alguns países têm oferecido incentivos aos viajantes nacionais, e que iniciativas como essa podem ajudar a desafogar o setor.

Na Itália, por exemplo, famílias que ganham até € 40 mil por ano vão receber um vale de até € 500 para gastar em hotéis dentro do país. Aqui na América Latina, a Costa Rica passou todos os feriados de 2020 e 2021 do país para segundas-feiras. A ideia é que a população aproveite os fins de semana prolongados para viajar pelo país.

Leia também: 5 tendências para o turismo mundial pós-pandemia 

Carros alugados substituem ônibus e aviões

A ansiedade pelo fim da quarentena e a retomada das viagens mais curtas também ajudaram a aquecer o mercado de aluguel de carros. Essa tem sido a opção de muita gente que, antes, viajava de ônibus, mas que agora busca opções para continuar viajando com menos risco de contágio pelo coronavírus.

Foi essa a opção encontrada por Marina durante as férias. “Como a viagem até o Nordeste é longa, acabei optando por ir de avião, mesmo. Mas, lá, fiz todos trechos de carro, para evitar me expor ainda mais. Me senti mais segura e ainda ganhei mais autonomia”, diz.

Para atender à demanda crescente nos últimos meses, as locadoras de veículos precisaram reorganizar suas operações. “Percebemos que as pessoas passaram a priorizar viagens a destinos próximos e utilizar carros por se sentirem mais seguras para evitar aglomerações. Percebemos que a demanda veio acelerando em ritmo superior ao esperado, e fizemos ajustes na frota, conforme a dinâmica do mercado”, diz o COO da Localiza, Bruno Lasansky.

Para garantir a segurança dos clientes, uma equipe multidisciplinar envolvendo médicos do trabalho, infectologistas e o time de Processos e Segurança do Trabalho desenvolveu protocolos de limpeza e segurança sanitária que foram implantados nas mais de 600 agências da Localiza no Brasil. “O grupo de especialistas identificou ainda 12 pontos estratégicos que merecem dedicação especial na hora de desinfecção do carro”, destaca Lasansky.

De acordo com o COO, o novo perfil de viagens do brasileiro, aliado à tendência de preferência do uso de determinados bens em detrimento da posse, impulsionou a retomada da empresa. No terceiro trimestre, o lucro líquido da companhia chegou a R$ 325,5 milhões – um crescimento de 59% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita líquida da Localiza cresceu 18,8% nessa comparação, alcançando R$ 3,07 bilhões.


+ Notícias 

Volkswagen lança plano de aluguel de carros

Pandemia muda hábitos alimentares dos brasileiros

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]