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As transformações nos hábitos de consumo dos brasileiros durante a pandemia de Covid-19

As transformações nos hábitos de consumo dos brasileiros durante a pandemia de Covid-19

Melhorias na casa, compras online, aumento nos gastos com produtos de higiene e entretenimento digital são exemplos de mudanças no consumo

Além de mudanças relacionadas à educação, saúde e emprego, a pandemia de Covid-19 também transformou os hábitos de consumo nos lares brasileiros. Durante os quase dois anos de isolamento, as pessoas tiveram que encontrar novas maneiras de se divertir, de cuidar do bem-estar e de trazer praticidade à rotina.

De acordo com o relatório da Elo Performance & Insights, denominado “Report: Elo Hábitos de Consumo”, uma das principais transformações nos lares brasileiros durante o período pandêmico foi o aumento nos gastos com pequenas reformas e melhorias residenciais. O estudo aponta que pessoas que dispõem de um nível maior de renda gastaram, entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022, até 33% a mais em produtos e serviços relacionados ao setor.

Para Flavio Dias, conselheiro e advisor de diversas empresas nacionais e internacionais, o isolamento em si e a necessidade de se realizar todas as atividades em casa, como trabalhar, estudar, fazer refeições e se divertir de alguma forma, foram decisivas para essas pequenas reformas e melhorias.

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O mundo das compras online

O relatório da Elo Performance & Insights ainda aponta que as compras online tiveram um aumento de 26% entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022, sendo esta considerada a forma de consumo favorita dos brasileiros nos dias atuais. No caso, dentro do mundo das aquisições online, a preferência ficou com o e-commerce e com os aplicativos de comida, como iFood.

Outra mudança notável nos hábitos de consumo nos lares brasileiros, segundo Vinicius Ricarte, CEO da Premmiar e especialista em Gestão de Negócios, foi o aumento na busca por produtos de limpeza e higiene pessoal, como álcool em gel, sabonetes e desinfetantes.

“Pesquisas em todo mundo retratam um consumidor mais consciente no pós-pandemia, que passou a ter mais cuidado com a saúde, principalmente com os hábitos de higiene,” revela Flavio Dias.

Com a impossibilidade de frequentar cinemas, restaurantes, teatros, baladas, entre outros tipos de eventos e estabelecimentos, a sociedade teve que readaptar a sua forma de diversão durante o período pandêmico. “As pessoas tiveram que buscar alternativas de lazer em casa, como assistir a filmes e séries online, jogar videogame e fazer atividades em família”, conta Vinicius Ricarte.

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Setores mais prejudicados

Embora alguns setores comerciais tenham sido beneficiados com a pandemia de Covid-19, outros, por sua vez, foram extremamente prejudicados.

O turismo, o transporte e a indústria do entretenimento foram três das esferas mais afetadas. “A retomada desses setores aconteceu após a adoção de diferentes medidas, como a implementação de protocolos de segurança e saúde, além da ampliação do uso de tecnologias para facilitar e agilizar o atendimento presencial”, esclarece Vinicius Ricarte.

Outros comércios que sofreram diversas consequências foram as lojas físicas e os shoppings. Arthur Rollo, advogado e especialista em Defesa do Consumidor, justifica que esses setores “se viram prejudicados por força do tempo de restrição, sem que houvesse a mitigação de pagamentos das despesas ordinárias com pessoal, aluguel, impostos, insumos, produtos, etc…”.

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Brasileiros preservaram hábitos após a pandemia

O fim da pandemia de Covid-19 não fez com que os consumidores abandonassem comportamentos adquiridos no período. Arthur Rollo afirma que, após o fim da pandemia, as principais condutas de compra que até então se fazem presente na rotina da população envolvem o mundo online. “O hábito de comprar pela Internet persiste pela facilidade de pesquisa e de comparação de preço, bem como pela força da comodidade no recebimento de produtos em seu endereço”, exemplifica.

Além disso, o advogado e especialista em Defesa do Consumidor afirma que, por serem acessíveis financeiramente, os aplicativos de entrega continuam a fazer parte do dia a dia de muitas famílias.

Apesar de algumas práticas de consumo pandêmica se manterem na rotina da população, outras, por sua vez, já caíram em desuso. No caso, o entretenimento online não é mais prioridade na vida de muitas pessoas. “Certamente, o brasileiro voltou a valorizar mais o encontro presencial, a ida ao cinema, ao teatro, a um bom restaurante, além da realização daquela viagem que há tanto tempo ele queria fazer”, enfatiza Flavio Dias.

O futuro das novas práticas

Agora que já entendemos o poder dos hábitos de consumo adquiridos na pandemia, é preciso saber qual será o futuro dos mesmos. Eles continuarão a fazer parte da rotina da população ou simplesmente serão substituídos por outras práticas?

Bom, para Vinicius Ricarte, as compras online e o uso de serviços de entrega de alimentos e produtos em casa tendem a se perpetuar. “Essa mudança de comportamento pode se tornar permanente entre os consumidores, especialmente para aqueles que experimentaram os benefícios de economizar tempo e esforço”, acrescenta. Por sua vez, Flavio Dias comenta que o aumento no consumo de produtos de saúde, higiene e autocuidado, além de aquisição consciente, são práticas que também vieram para ficar.

Além de afetarem a rotina doméstica e o lazer da população, os novos hábitos de consumo também impactaram as finanças. Mas será que esse impacto ocorreu de forma positiva ou negativa?

No caso, Flavio Dias acredita que o brasileiro ficou mais consciente em relação ao setor financeiro, “o que deve fazer com que ele priorize o destino do orçamento para os itens mais básicos e para a geração de experiências que possam ficar marcadas em sua memória”.

Ademais, Flavio Dias traz à tona a questão da poupança. “Devemos ver mais gente começando a poupar melhor, entendendo a importância de cuidar melhor do seu dinheiro e, consequentemente, ficando mais preparada diante de eventos inesperados”, conclui.

Benefícios dos novos hábitos de consumo

Um último tópico importante a ser tratado é referente às vantagens que os novos hábitos de consumo trouxeram à vida dos brasileiros. O advogado Arthur Rollo avalia que a atual percepção aquisitiva da população, que envolve conceitos sustentáveis e econômicos, pode ser considerada um dos maiores proveitos.

Além disso, Vinicius Ricarte reforça que a flexibilidade e a agilidade trazidas pelos canais digitais são pontos extremamente relevantes quando falamos sobre os benefícios das novas práticas de compra.



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