/
/
Transformação digital na Black Friday

Transformação digital na Black Friday

Veja como a tecnologia pode ajudar varejistas a atingir diferentes públicos de maneira assertiva, alavancando suas vendas mesmo em um ano marcado pela crise

“A Black Friday acabou”, “A pandemia está destruindo o varejo”… Certamente você já viu (ou ouviu) alguma dessas frases por aí nos últimos meses, não é mesmo? É inegável que 2020 não tem sido um ano fácil, e que os comerciantes estão precisando lidar com desafios inéditos. Mas como sempre fazemos questão de ressaltar por aqui, mesmo na crise, é possível encontrar oportunidades.

A crise desencadeada pela Covid-19 testou a resiliência dos empresários, especialmente os de menor porte, e acelerou a transformação digital em diversas empresas. Com a proximidade da Black Friday, os varejistas têm, agora, uma nova oportunidade de avaliar seus esforços no que diz respeito à adoção de novas tecnologias, e se preparar ainda melhor para a data que, apesar de ter nascido nos Estados Unidos, já foi incorporada ao calendário brasileiro. Mas, como se destacar nesse cenário com presença cada vez maior de concorrentes no mundo digital?

Se destacar no e-commerce

As vendas online já vinham crescendo ano a ano e ganharam ainda mais força com a pandemia. A tendência de alta deve permanecer neste fim de ano, com a Black Friday – que promete ser a mais digital da história – e o Natal, em todas as categorias de varejo. Por isso, os varejistas precisam não apenas atualizar suas plataformas de comércio eletrônico, mas também garantir que seus clientes tenham uma experiência brilhante e continuem voltando, apesar de toda a concorrência.

Entender o comportamento de compra do consumidor é fundamental. “Para ser competitivo neste cenário e ter capacidade de ampliar vendas com rentabilidade, uma das opções estratégicas mais necessárias é capacitar o negócio com tecnologia preditiva e inteligência analítica que viabilizem o conhecimento do comportamento dos clientes, suportem decisões estratégicas, entendam a performance de campanhas e ofertas, personalizem o relacionamento e produzam diferenciais competitivos únicos.” É o que diz Danilo Nascimento, sócio-diretor da Propz, startup que aplica tecnologias para entender o comportamento do consumidor e engajá-lo.

Com sede no Brasil e presença na Rússia, Estados Unidos, Peru e Chile, a empresa tem líderes em varejo e serviços financeiros do país como clientes. Entre os cases de sucesso da Propz estão, por exemplo, a Rede Carrefour, que viu um crescimento de mais de 10% no número de clientes fiéis e incremento do tíquete médio por meio de ofertas personalizadas.

Personalização é fundamental

Ainda falando sobre comportamento de consumo, uma pesquisa da Criteo revelou que, com a pandemia, 67% dos brasileiros descobriram novas formas de comprar que devem ser mantidas a longo prazo. Com isso, mudam também as formas de anunciar seu produto e serviço, para que ele atraia cada vez mais a atenção do público.

Um meio de se conseguir isso é a personalização de projetos, afinal, de nada adianta gastar milhões com um anúncio em horário nobre na televisão, se o seu público-alvo não assiste, por exemplo.

Segundo o CEO da Driven.cx, Fabrizzio Topper, a personalização é o principal catalisador dos dois principais indicadores de um E-commerce: a taxa de conversão e o ticket médio. “Adequar o produto, comunicação e oferta ao usuário é o que permite transformá-lo em consumidor. Nesta Black Friday não venderá mais apenas aquele que tiver a melhor oferta, mas sim aquele que tiver maior domínio dos dados da sua base de clientes e usuários para conectar a intenção certa de compra, com o sortimento disponível em construções de preço e oferta que convertam e ainda preservem margem positiva”, explica.

As campanhas direcionadas e a segmentação adequada podem ser elementos fundamentais para o sucesso dos varejistas, especialmente em épocas como a Black Friday. Foi pensando nisso que a Cazamba desenvolveu uma campanha para fomentar a compra antecipada de mídia.  A empresa apostou na criação de peças e combos personalizados, com soluções cross-device para desktop, smartphones e tablets, investindo no alto engajamento do público consumidor.

“Esta é a oportunidade de o comércio recuperar o tempo e as vendas perdidas por conta da pandemia. Além disso, este é um momento que o público, de uma maneira geral, está apostando cada vez mais no e-commerce, principalmente por conta da pandemia da Covid-19 e a necessidade do distanciamento social”, diz André Franco, VP de Sales and Strategic Partnerships da Cazamba.

Já presente no dia a dia de muitos internautas, a tecnologia de Realidade Aumentada tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios, sendo disponibilizada diretamente nos navegadores dos smartphones. A More Than Real, por exemplo, tem desenvolvido experiências e soluções de realidade aumentada que permitem que os consumidores tenham uma experiência quase física com o produto, mesmo no comércio eletrônico. “A projeção destes produtos no ambiente, em tamanho real, com texturas realistas, concretiza aquele desejo do cliente. Nenhuma outra tecnologia oferece esse grau de aproximação entre o produto e o consumidor, e as métricas têm demonstrado que de fato a tecnologia ajuda a melhorar a conversão”, conclui o Head e XR da More Than Real, Marcos Trinca.


+ Notícias 

A nova era da assistência: o ressignificar da conveniência

Black Friday 2020: pesquisa revela os produtos mais desejados pelos brasileiros

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]