Pesquisar
Close this search box.
/
/
A transformação digital é uma questão estratégica

A transformação digital é uma questão estratégica

A Consumidor Moderno teve acesso a pontos exclusivos da 2018 Global Consumer Executive Top of Mind Survey da KPMG e traz insights inéditos

Em pleno ano de 2018, em um momento em que a maior parte dos consumidores tem smartphones e sabe lidar com eles, é essencial que as empresas pensem em transformação digital como um elemento estratégico. Contudo, nem todas elas estão abertas para essa perspectiva. Essa é uma das conclusões da 2018 Global Consumer Executive Top of Mind Survey desenvolvida pela KPMG.

Entre outros diversos pontos, a pesquisa avalia os desafios e entraves enfrentados pelas companhias que, no Brasil, desejam empreender a transformação digital. Ao analisar esse ponto, fica evidente que o País ainda está engatinhando: o restante dos principais mercados globais está em um patamar um pouco mais maduro e, para Paulo Ferezin, sócio-diretor e líder para o Setor de Varejo da KPMG no Brasil, o que justifica essa situação são os desafios enfrentados nos últimos quatro anos.

Como o executivo observa, as empresas que atuam no País estão mais atentas à própria geração de receita do que com uma visão de negócio de longo e médio prazos. “Não existe uma estratégia, mas ações isoladas e até mesmo desconectadas”, comenta. O primeiro passo essencial, porém, é justamente a inclusão da questão transformação digital na estratégia de futuro da empresa.

Liderança

Por outro lado, Ferezin observa que o ambiente e as necessidades criadas no mundo digital são novas. De maneira geral, o nível de conhecimento sobre o tema é baixo, inclusive entre os líderes das empresas. E isso cria um ambiente desfavorável para a transformação digital. Ou seja, faltam líderes digitais nas empresas tradicionais e os novos modelos de negócio já nascem inovadores justamente porque nascem com essa cultura no DNA.

Desafios da transformação digital

Como mostram as tabelas, o Brasil está alinhado com os outros países quando o assunto é a restrição de orçamento. E, depois de quatro anos preocupadas com a sobrevivência do negócio, com receita decrescente e aumento nas despesas, essa é uma consequência natural entre as empresas. Mas, como reforça Ferezin, essas dificuldades sempre vão existir e não podem impedir a inclusão da transformação digital na estratégia da empresa.

 

Equilibrando prioridades estratégicas

A pesquisa da KPMG mostra que o foco em eficiência operacional gera aumento de receita. Porém, para as empresas brasileiras, o crescimento da receita é prioridade para os próximos dois anos.

Um olho no futuro, outro no presente

Apesar das dificuldades logísticas em um País continental como o Brasil, precário em malha viária/infraestrutura com praticamente único modal de distribuição (rodoviário) e complexidade tributária, Ferezin destaca que distribuição, atendimento e capacidade de previsão de demanda de produtos são pontos em que a pesquisa demonstra que o Brasil está à frente de outros países. “Há muito tempo as empresas se preocupam com questões de abastecimento e estoques, porque é uma necessidade real diante dos desafios que o País impõe”, explica.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]