/
/
A transformação digital é uma questão estratégica

A transformação digital é uma questão estratégica

A Consumidor Moderno teve acesso a pontos exclusivos da 2018 Global Consumer Executive Top of Mind Survey da KPMG e traz insights inéditos

Em pleno ano de 2018, em um momento em que a maior parte dos consumidores tem smartphones e sabe lidar com eles, é essencial que as empresas pensem em transformação digital como um elemento estratégico. Contudo, nem todas elas estão abertas para essa perspectiva. Essa é uma das conclusões da 2018 Global Consumer Executive Top of Mind Survey desenvolvida pela KPMG.

Entre outros diversos pontos, a pesquisa avalia os desafios e entraves enfrentados pelas companhias que, no Brasil, desejam empreender a transformação digital. Ao analisar esse ponto, fica evidente que o País ainda está engatinhando: o restante dos principais mercados globais está em um patamar um pouco mais maduro e, para Paulo Ferezin, sócio-diretor e líder para o Setor de Varejo da KPMG no Brasil, o que justifica essa situação são os desafios enfrentados nos últimos quatro anos.

Como o executivo observa, as empresas que atuam no País estão mais atentas à própria geração de receita do que com uma visão de negócio de longo e médio prazos. “Não existe uma estratégia, mas ações isoladas e até mesmo desconectadas”, comenta. O primeiro passo essencial, porém, é justamente a inclusão da questão transformação digital na estratégia de futuro da empresa.

Liderança

Por outro lado, Ferezin observa que o ambiente e as necessidades criadas no mundo digital são novas. De maneira geral, o nível de conhecimento sobre o tema é baixo, inclusive entre os líderes das empresas. E isso cria um ambiente desfavorável para a transformação digital. Ou seja, faltam líderes digitais nas empresas tradicionais e os novos modelos de negócio já nascem inovadores justamente porque nascem com essa cultura no DNA.

Desafios da transformação digital

Como mostram as tabelas, o Brasil está alinhado com os outros países quando o assunto é a restrição de orçamento. E, depois de quatro anos preocupadas com a sobrevivência do negócio, com receita decrescente e aumento nas despesas, essa é uma consequência natural entre as empresas. Mas, como reforça Ferezin, essas dificuldades sempre vão existir e não podem impedir a inclusão da transformação digital na estratégia da empresa.

 

Equilibrando prioridades estratégicas

A pesquisa da KPMG mostra que o foco em eficiência operacional gera aumento de receita. Porém, para as empresas brasileiras, o crescimento da receita é prioridade para os próximos dois anos.

Um olho no futuro, outro no presente

Apesar das dificuldades logísticas em um País continental como o Brasil, precário em malha viária/infraestrutura com praticamente único modal de distribuição (rodoviário) e complexidade tributária, Ferezin destaca que distribuição, atendimento e capacidade de previsão de demanda de produtos são pontos em que a pesquisa demonstra que o Brasil está à frente de outros países. “Há muito tempo as empresas se preocupam com questões de abastecimento e estoques, porque é uma necessidade real diante dos desafios que o País impõe”, explica.

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]