/
/
Transformação definitiva: Varejo terá de se reinventar no pós-pandemia

Transformação definitiva: Varejo terá de se reinventar no pós-pandemia

Word Retail Congress discutiu as transformações no varejo e os desafios para a retomada econômica no pós pandemia

“As mudanças trazidas pela pandemia da Covid-19, sobretudo na economia e no varejo, não são temporárias”. Quem diz é Ira Kalish, chefe de Economista Global Deloitte Touche Tohmatsu Ltd. As transformações impostas pela pandemia foram pauta do Word Retail Congress 2020.

Após um efeito catastrófico na economia global, boa parte dos países têm conseguido se recuperar – ainda que lentamente – das consequências da Covid-19. O efeito está mais visível agora, ao final do terceiro trimestre, principalmente em países que conseguiram suprimir consideravelmente a taxa de infecção pelo vírus.

Segundo o economista, alguns países da Ásia e da Europa Ocidental saíram na frente no processo de recuperação econômica, já que suprimiram o vírus de forma homogênea, com fechamento de atividades e testagem em massa. Nos Estados Unidos, contudo, a situação não é mais complexa, diz Kalish, mas os resultados são de certa forma bons.

“Não temos uma autoridade central; são 50 estados que agem de diferentes formas, que promoveram reabertura econômica em momentos diferentes, algumas um pouco cedo demais”, explica. “Mas em termos de política fiscal e incentivo à economia, o país teve bons resultados, até mesmo o desemprego teve boa queda”, segue.

“As políticas de créditos estimularam a economia e possibilitaram a manutenção de empresas e de pequenos empreendimentos. As famílias também conseguiram se manter de certa forma e isso estimulou o consumo“.

Adaptação à nova dinâmica

O comércio eletrônico cresceu globalmente durante a pandemia como nunca antes visto. Catalisado pelo fechamento dos setores presenciais, o e-commerce segue em alta mesmo após a reabertura em grande parte dos países.

Segundo Ira Kalish, a transformação veio para ficar e os empreendedores precisarão se adaptar para não perder espaço. É necessário, segundo o economista, perceber que os consumidores estão comprando para suas casas, e não adquirindo serviços presenciais, pois é mais econômico.

“Uma família gasta muito mais dinheiro para levar 4 pessoas ao cinema do que assinando Streaming para ver um filme em casa”, aponta. Ele diz, ainda, que serviços presenciais como hotéis e restaurantes terão de investir em atrativos que revertam a tendência que vem se formando após a chegada da crise sanitária.

“As lojas e os serviços presenciais não vão desaparecer, mas terão que se reestruturar”. Do contrário, diz Kalish, terão de aceitar o fim e assistir à hegemonia do e-commerce.


+Notícias

Bar em casa: pandemia altera dinâmica do consumo de bebida alcoólica

Black Friday Brasileira: Vendas no e-commerce crescem 91,1% no período

26ª edição da SP Restaurant Week começa hoje e promete movimentar setor


 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]