A pandemia de 2020 obrigou empresas a adotarem o home office como formato de trabalho, mas a partir do momento em que os perigos relacionados à Covid-19 diminuíram e as medidas de prevenção ficaram menos rígidas, diversos contratantes exigiram a volta dos colaboradores presencialmente aos escritórios, seja no modelo de trabalho híbrido ou 100% presencial – para as que continuaram com sedes e não abriram mão totalmente do espaço físico.
Por mais que o trabalho remoto tenha se mostrado igualmente ou até mais eficaz do que o presencial, as empresas pedem que os funcionários frequentem o escritório algumas vezes por semana. De acordo com uma pesquisa realizada pela IWG junto do Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, o trabalho híbrido tem mais benefícios do que se imagina para a saúde mental dos colaboradores.
Leia mais: Quais são os hábitos dos brasileiros com seus smartphones?
Saúde mental e física X trabalho híbrido
Se a preocupação era com a produtividade dos empregados que poderiam ficar mais dispersos em casa pelos estímulos externos e falta de supervisão, agora esse ponto não precisa mais ser levado em conta. A pesquisa mostra que 79% dos entrevistados notaram aumento na produtividade em comparação com o período anterior a 2020, como resultado de menos estresse relacionado ao trabalho no modelo híbrido.
Outro ponto que chama atenção é a melhora da condição de vida, seja poupando o tempo de deslocamento – que garante até 71 horas a mais de sono por ano -, melhora na prática de atividades físicas – representando 52% dos respondentes – ou caminhadas – 67%. E 55% afirma ter mais tempo para família e amigos com parte do serviço feito remotamente.
Uma junção dessa pesquisa com outra realizada pelo Indeed, plataforma de busca de emprego, apontou que 88% dos candidatos considera o regime híbrido como fator de extrema importância na hora de procurar uma oportunidade de trabalho. A Accenture também traz dados importantes: 69% das empresas de crescimento negativo ou inexistente permanecem comprometidas em ditar de onde as pessoas trabalham, contra 63% das empresas de alto crescimento adotaram a “produtividade em qualquer lugar“.
+ NOTÍCIAS
Consumidores estão redescobrindo o prazer de comer fora de casa
Maioria dos consumidores já se arrependeu de compras online, o que fazer?