Pesquisar
Close this search box.
/
/
Tome banho com responsabilidade

Tome banho com responsabilidade

CP+B, uma das agências de publicidade mais criativas de todos os tempos, mostra como se faz comunicação global. Dica: não é com publicidade

Cannes, França – Chuck Porter é o cara. Fundador da CP+B (antigamente conhecida como Crispin, Porter e Bogusky), tem um humor despachado, e é capaz de disparar frases sarcásticas a todo momento. O publicitário emblemático, que, no entanto, conseguiu fazer de sua agência uma referência de publicidade criativa em diversos cantos do planeta.

Porter comandou, no Cannes Lions, o brilhante painel “Como fazer um trabalho que fale todas as línguas”, na qual a CP+B mostrou a diversidade de seu trabalho global, reunindo criativos do Brasil, Marcos Medeiros, Sócio e Diretor de Criação da CP+B em nosso país, de Hong Kong, Bo Deng, Diretor de Criação da CP+B local, e Lori Senecal, CEO Global da agência.

O painel foi um show de diversidade e de ideias notáveis, que mobilizaram corações, mentes e espíritos em países diversos, como EUA, Holanda, China e Brasil. Porter iniciou o painel falando sobre os princípios que tornaram a sua agência uma referência mundial de criatividade. Uma agência que ganhou mais Grand Prix no Cannes Lions nos últimos 15 anos, do que qualquer outra agência. E isso com apenas 9 escritórios no mundo, uma rede pequena comparada às gigantes mundiais. E ainda assim, a CP+B venceu três das mais acirradas concorrências globais: para a marca Infiniti (Nissan), American Airlines e PayPal.

Porter destacou, com o bom humor habitual, que fazer propaganda que fale para  todas as línguas não é possível. Obviamente, não com propaganda. Mas sim com algo que não seja ela.

Na sequência, enfileirou campanhas clássicas, para Burger King, Domino’s Pizza e Letgo. Para Domino’s, o já clássico emoji, que venceu diversos prêmios e mudou completamente a percepção da varejista especializada em entregar pizzas. Para quem não sabe, a ideia é que o cliente possa pedir uma pizza com seu smartphone, ou notebook ou tablet, de onde quiser, usando apenas um emoji. A força da ação foi tamanha que o mercado passou a considerar a Domino’s uma empresa de tecnologia e não uma cadeia de pizzarias.

Retorno

“O retorno da criatividade é sensacional. No caso da Domino’s, devolvemos todo o dinheiro que pegamos deles.”, provocou, com a irreverência costumeira, o publicitário. Logo depois, mostrou o lançamento do Kraft Macarron & Cheese, um dos pratos mais tradicionais da, digamos, “dieta americana”. A novidade era o macarrão “all natural”, sem conservantes e aromatizantes. O engraçado foi que a campanha dizia que experimentar era dispensável. Afinal, nada havia mudado no macarrão. Ele continuava o mesmo de sempre, só que dispensando “tudo aquilo que nos mata”. Confira o vídeo da campanha.

Porter finalizou sua fala dizendo que a revolução não começa no topo. Acontece em todo lugar. E é justamente essa diversidade que representa o “suco que nos alimenta”.

Da China…

Bo Deng falou sobre as dificuldades de criar campanhas efetivas em um país como a China. É sempre necessário tomar cuidado para que os comerciais e as campanhas não “criem instabilidade social”.

Foi interessante verificar as soluções criativas utilizadas para divulgar desde produtos como celulares e até lojas de design. Bo citou o caso da loja GOD, uma empresa de táxi voltada para o bem-estar. O anagrama da rede significa “Viva Melhor” em chinês. A campanha partiu de uma ideia simples: envelopar as lojas com um slogan – “Delay no more” (em tradução livre: atraso não mais”). Mas a graça é que em chinês, a frase significa um desabafo. Essa busca pelos limites é uma constante no trabalho da CP+B, mas os resultados rapidamente justificam essa opção pela ousadia.

Bo Cita um provérbio chinês: “a criação de uma simples palavra vem de um grande número de fragmentos do caos.” e complementa: “As regras são elementos que não deixam você progredir. Logo, lute contra elas”.

…Para o Brasil

Marcos Medeiros mostrou cases com forte influência regional, inclusive um documentário sobre a criação de campeões de atletismo na África, mais especificamente na Etiópia. A CP+B contou como na pequena cidade de Bekoji, 11 medalhas de ouro foram conquistadas, em Jogos Olímpicos, por corredores criados ali. A ideia foi mostrar que a rotina vitoriosa poderia estar associada a uma bebida local, Besso, feita à base de cevada. Confira o vídeo da campanha:

E para o Mundo

Lori Senecal, CCEO Global da agência, tomou a palavra e foi objetiva e contundente: “As convenções não vão mudar por si mesmas. Nós temos mudá-las. E se definirmos o que significa o conceito de propaganda global, vamos desafiar o conceito de agência global.”

Para ela – e para a CP+B, uma agência moderna global precisa priorizar uma agenda humana. Pessoas inspiradas inspiram trabalho criativo. A agenda humana sai do anonimato para a intimidade.

“Então reunimos os criativos de diversos países em torno de uma mesa? Não, nossos líderes regionais são líderes globais.” A ideia é simples: os criativos atuam globalmente, em colaboração, como um think tank que se propõe a criar soluções para as marcas, partindo quase sempre do que não é propaganda. Para a CP+B, a conformidade global precisa dar lugar à inventividade local, porque a melhor forma de uma agência ser global, é ser profundamente humana.

O exemplo final foi uma sensacional ação para a Carlsberg, cerveja holandesa que sempre foi sinônimo de alta qualidade. Mas nós novos tempos, cervejas de qualidade são associadas quase que totalmente às artesanais. Logo, a melhor forma de ressaltar a pureza dos ingredientes da Carlsberg foi… Criar uma linha de beleza a partir de tudo o que compõem uma cerveja Carlsberg. Um case extraordinário. Hidratantes, sabonetes e produtos para barba foram lançadas para atestar que se os produtos são bons para a pele, são ótimos para se beber – na forma de cerveja.

O toque final, claro, é sempre satirizar os famosos alertas que surgem no final dos comerciais de cerveja (“beba com responsabilidade”). Assim, há comerciais que falam em tomar banho com responsabilidade ou em fazer a barba com responsabilidade. Veja o vídeo abaixo.

E dessa forma, com ideias poderosas e muita ousadia, a CP+B fala a linguagem universal dos consumidores: o inusitado, o ângulo diferente, o inesperado rodam o mundo em qualquer idioma.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão.

banho-4

banho-3

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]