Impactar o cliente certo no ambiente digital muitas vezes é um desafio para as empresas. Com tantas redes, sites e possibilidades, os usuários recebem uma verdadeira enxurrada de informações. Nesse quadro, algumas marcas têm apostado em tecnologias mais avançadas para aprimorar sua mídia online, como inteligência artificial. Esse é o caso da Tok&Stok, varejista de móveis e decoração.
A empresa observou o crescente interesse dos consumidores em móveis em decorrência da pandemia. Muitos brasileiros passaram a ficar mais tempo em casa e precisaram se adaptar ao home office e ao homeschooling, o que também levantou a necessidade de ressignificar ambientes. Para aproveitar a oportunidade do momento, a varejista optou por uma ferramenta para impulsionar o engajamento dos consumidores por meio de campanhas de mídia ultra personalizadas.
Assine já a newsletter da Consumidor Moderno!
A estratégia de branding online foi otimizada com a adoção da plataforma de anúncios da RTB House, empresa de tecnologia europeia especializada em soluções martech, que utiliza algoritmos de Deep Learning. Por utilizar um ramo mais avançado de IA, a ferramenta consegue fornecer recomendações até 50% mais precisas do que as metodologias baseadas em Machine Learning convencional.
A estratégia possibilita que a experiência do cliente seja personalizada, com anúncios mais atrativos de acordo com o interesse de cada usuário. Ao mesmo tempo, potencializa as campanhas e reduz possíveis desperdícios. Isso é possível porque a ferramenta une um mecanismo de recomendação altamente preciso e flexibilidade de personalização. Dessa forma, consegue identificar os usuários com maior potencial de engajamento e customiza a campanha respeitando seu perfil. “Sempre procuramos garantir que a experiência do usuário seja completa, desde o momento em que ele é impactado pelos nossos anúncios até a finalização da compra”, destaca Jéssica Alves Pires, responsável por Marketing de Performance na Tok&Stok.
Engajamento potencializado
Ao mesmo tempo em que utiliza algoritmos de recomendação precisa de Deep Learning, a plataforma também analisa o contexto em que os anúncios serão exibidos. Para a empresa, é uma forma de garantir que a experiência do usuário com a marca seja altamente agradável e segura – aumentando, assim, a eficiência das campanhas.
“Vale lembrar que, quanto maior e mais engajada a base de usuários de um site, maior a escalabilidade e eficiência da campanha programática no momento da conversão final, por isso a importância de termos campanhas de branding assertivas e envolventes”, explica André Dylewski, Business Development Director da RTB House na América Latina. “Nossa tecnologia é capaz de identificar onde está cada usuário dentro do funil de vendas da Tok&Stok, e recomendar uma abordagem específica e personalizada para ele, seja um anúncio de awareness, para apresentação da marca, ou de retargeting, para a venda em si”, complementa.
Resultados
A partir da adoção, a empresa comparou os resultados da campanha personalizada com outras plataformas que utiliza e notou que o investimento do budget foi feito de forma mais eficiente, alcançando resultados expressivos em todos os KPIs acordados. Foi observado um aumento de 3,5 vezes na cobertura/alcance da campanha, dentro do público ideal e mantendo o nível de engajamento.
Para mais conteúdos de CX, assine a newsletter da Consumidor Moderno.
Fora isso, a personalização adequada dos anúncios gerou maior efetividade na comunicação, garantindo três vezes mais sessões no site e fortalecendo a consideração de marca. Uma vez que a comunicação era feita apenas para o público adequado, foi possível rentabilizar o investimento e ampliar o alcance e a cobertura da campanha. “A inovação é um ponto importante para o nosso negócio e isso se reflete na nossa estratégia de mídia. Realizamos uma campanha de consideração, onde conseguimos reengajar potenciais usuários de forma mais prática e precisa, criando anúncios que conseguem ser interativos e personalizados, mas que performam com eficiência para ganho de resultados”, conclui Pires.
+ Notícias
Prepare seu e-commerce: a Black Friday está próxima!
Assaí reconfigura atendimento ao cliente e dobra índices de resolução