Gerenciar o próprio negócio é um caminho de altos e baixos, em que milhares de pessoas lutam diariamente. Pensando nisso, o TikTok criou o Vem Comigo, um guia personalizado para ajudar as empresas de todos os segmentos a dar os primeiros passos para prosperar dentro da plataforma. A campanha começa nesta segunda (25) no Brasil e terá uma duração total de 6 semanas.
Com uma ativação 360º, o Vem Comigo preparou uma série de iniciativas para educar e tirar as principais dúvidas sobre o TikTok for Business, entre elas uma página especial que será atualizada semanalmente com novos conteúdos relacionados à jornada desses empreendedores. O Vem Comigo disponibilizará, também, um canal no WhatsApp para tirar as principais dúvidas dos participantes.
“O TikTok é um grande aliado dos pequenos e médios negócios, que encontram na nossa plataforma muitas ferramentas para atingir seu público-alvo de maneira assertiva e muito criativa. Apesar de ser uma iniciativa global, o Vem Comigo tem um olhar muito especial para a comunidade brasileira, e visa dar autonomia para que esses empreendedores prosperem ainda mais com a ajuda do TikTok”, comenta Gabriela Comazzetto, Head de Soluções Globais para Negócios do TikTok na América Latina.
TikTok impulsionando audiência e negócios
Quem ainda não está no TikTok e tem negócios está perdendo tempo. O TikTok não é mais o futuro, ele é o presente
A campanha contará, ainda, com a presença dos embaixadores Tiago Rocha, professor de inglês que encontrou sua fórmula de sucesso no TikTok mesclando idioma, música e comédia, e Aline Djanikian, sócia da Macchi, loja especializada em alianças de prata. Os dois criadores compartilharão suas histórias e convidarão outros empreendedores a se inspirar em suas trajetórias dentro do TikTok.
Tiago conta que a plataforma abriu muitas portas e trouxe novas oportunidades para seu negócio. “Todo mundo está no TikTok, então a possibilidade de ser visto por alguém grande do seu nicho e criar conexões é muito maior. Já recebi mensagens de empresas muito maiores que a minha e pude colaborar com elas em produtos que geraram retorno financeiro para mim. Quem ainda não está no TikTok e tem negócios está perdendo tempo. O TikTok não é mais o futuro, ele é o presente”, afirma.
“Uma conta no TikTok com poucos seguidores pode ter um vídeo com milhões de visualizações, pelo simples fato de que aquele conteúdo se mostrou relevante para a comunidade
“Acredito que os principais diferenciais do TikTok para pequenos e médios negócios seja o potencial que a plataforma dá para empresas que não teriam tanta visibilidade em outras ferramentas digitais. Minha percepção é que nos tornamos muito ‘vaidosos’ com métricas como número de seguidores, mas no TikTok uma conta com poucos seguidores pode ter um vídeo com milhões de visualizações, pelo simples fato de que aquele conteúdo se mostrou relevante para a comunidade”, destaca Aline Djanikian.
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Personalização é o caminho para o engajamento
Vale lembrar que de acordo com um estudo do próprio TikTok, 66% dos seus usuários têm menos de 30 anos. Dessa forma, a personalização do conteúdo é parte importante na construção de experiências entre marcas e a sua comunidade no TikTok. Sim, uma das características principais do TikTok é o senso de comunidade e pertencimento.
Já os recursos oferecidos pela plataforma permitem que seus usuários descubram marcas, ofertas, conteúdos e produtos enquanto uma comunidade. Isso gera uma entrega mais precisa, mesmo se a sua comunidade ainda seja pequena.
Contudo, o fator crítico de sucesso nesse engajamento é a personalização. Essa precisão na entrega de conteúdos relevantes para públicos específicos só terá o impacto esperado pela marca quando esse material for muito bem personalizado. Outro fator importante são as formas de pagamento disponibilizados pelas marcas no TikTok – dentre elas, cartões de crédito, débito e até Pix. Toda marca tem que estar em sintonia com essas características que geram empatia e facilidades para sua comunidade.
Hoje, muitas marcas já estão conseguindo transacionar com sucesso no TikTok e usufruindo de todo o seu potencial. Mas, vale também lembrar que se tratando de uma rede social e bem estruturada em comunidades, a atenção a conteúdos e anúncios que denotem algum tipo de preconceito ou ofensa perante alguma minoria não são bem vistos no TikTok – aliás, em nenhum ambiente.
Enfim, para fazer parte desse universo ágil e moderno no TikTok os empreendedores devem estar atento ao modo de se comunicarem com seu público, e sobretudo, conhecê-lo muito bem. Para os empreendedores que ficaram interessados em participar do Vem Comigo basta se inscrever por meio deste link. Após a inscrição, as marcas terão acesso a uma série de conteúdos exclusivos, agenda de eventos e novidades, além de receber diversos e-mails que os guiarão na jornada para começar sua história no TikTok.
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