A Ticket, marca de benefícios corporativos pioneira na criação do vale-alimentação e do vale-refeição no Brasil, acaba de lançar o Painel de Desempenho. A solução utiliza tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para unificar dados para estabelecimentos comerciais, como supermercados, restaurantes, lanchonetes e bares.
Com a ferramenta, os proprietários podem não só receber dados e insights sobre os diferentes comportamentos de consumidores que frequentam seus respectivos comércios, como também acompanhar o desempenho de vendas do estabelecimento e também no comércio da região onde está localizado. Dessa forma, os comerciantes terão mais informações estratégicas para construírem a evolução de seus negócios e tomarem as melhores decisões.
“Um dos grandes desafios dos donos de restaurantes e supermercados é ter acesso ás informações estratégicas de forma simples sobre o desempenho de seus negócios ou o potencial de mercado da região”, explica Jean Castro, diretor de Rede de Estabelecimento da Ticket. “Criamos uma plataforma intuitiva para que o comerciante possa usar esses dados para potencializar suas vendas, fortalecendo o desenvolvimento e crescimento da sua cartela de clientes”.
IA na palma da mão
Uma das principais funcionalidades do Painel de Desempenho é a possibilidade de analisar indicadores de performance de cada estabelecimento comercial. A plataforma leva em consideração indicadores como perfil, região onde o comércio opera, e ainda recomenda ações para impulsionar as vendas do negócio por meio de advanced analytics e Inteligência Artificial (IA).
A ferramenta disponibiliza informações sobre a recorrência de consumo dos clientes, o volume transacionado, preço médio das compras, faixa etária e gênero dos consumidores, além de transações por dia da semana, e diversos outros indicadores tanto sobre o estabelecimento credenciado quanto sobre a região onde atua. Há ainda a disponibilidade de mapas e gráficos para ajudar na visualização dos dados de forma mais simplificada.
“Nosso objetivo é utilizar Inteligência Artificial para fornecer aos parceiros insumos para ajudá-los a atrair mais clientes e alavancar o seu negócio”, comenta o executivo. “Com a plataforma, ele pode notar, por exemplo, que o gasto médio por usuário no seu estabelecimento é menor do que a média dos demais restaurantes da região. Dessa forma, conseguirá ver o potencial de consumo daquela região e o perfil de clientes para, então, traçar uma estratégia promocional para aumentar o seu volume de vendas”.
Os estabelecimentos credenciados contam com acesso gratuito ao Painel de Desempenho, disponibilizado no Portal do Estabelecimento da Ticket. É também por lá onde donos dos comércios têm acesso a dicas para ajudá-los a aproveitar oportunidades para aprimorar seus negócios.