Uma das categorias mais badaladas do World Retail Awards (WRA) deste ano só poderia ter como título o termo da moda no varejo atual: omnichannel. A varejista que melhor tiver conseguido colocar em prática este conceito será a premiada no World Retail Congress (WRC), maior evento do gênero do mundo e que será realizado em setembro, em Paris.
E a tarefa da The Entertainer, varejista independente de brinquedos do Reino Unido não parece fácil. A empresa concorre face a face com gigantes redes do varejo mundial, como a maior rede de loja de departamentos do Reino Unido John Lewis e a supermercadista multinacional Tesco, ambas também britânicas.
Da lista de concorrentes deste ano nesta categoria, as únicas que também foram finalistas no ano passado são justamente a The Entertainer e a Tesco, que foi indicada por sua marca de vestuário, F&F. Na ocasião, a F&F levou o prêmio de melhor varejista omnichannel.
Com 30 anos de existência, 680 funcionários em 90 lojas no Reino Unido, a The Entertainer é consideravelmente mais modesta que a Tesco (95 anos, 597 mil funcionários e 3,3 mil lojas) e a John Lewis (150 anos, 91 mil funcionários e 363 lojas). Atingiu lucro de 5,9 milhões de libras no ano passado, número praticamente insignificante face aos 3,3 bilhões da Tesco e 410 milhões da John Lewis.
No entanto, a varejista independente tem chances de ganhar porque trabalha de maneira efetiva com o conceito omnichannel. Em todas as suas lojas, oferece entrega no dia seguinte por 5 libras se o cliente pedir antes das 19h, e possibilita ao consumidor recolher o produto em qualquer loja 30 minutos depois de comprar pelo site. Com o slogan ?louco por brinquedos?, a The Entertainer abre, em média, uma nova loja por mês.
O prêmio de melhor omnichannel é descrito como um reconhecimento dos esforços de varejistas que foram bem sucedidos em reposicionarem seus negócios para o mundo multicanal. A adaptação se faz cada vez mais essencial e corriqueira em qualquer tipo de negócio, na busca por atender os clientes através de todos os canais disponíveis: loja física, on-line, mídias móveis e sociais, catálogo.
De acordo com a organização do evento, os juízes estarão à procura de evidências de inovações introduzidas ao longo dos últimos doze meses, que demonstram que as tecnologias estão agora centradas no cliente e na entrega de informações, produtos e serviços. A cerimônia final do World Retail Awards é no dia 30 de setembro, data em que o júri anunciará os vencedores de cada uma das categorias.
O World Retail Congress, um dos principais eventos de varejo do mundo acontecerá entre os dias 29/09 e 01/10 na capital francesa, debaterá o caráter disruptivo do avanço da tecnologia no mundo do varejo e mostrará exemplos de sucesso de empresas de todos os continentes, nos mais variados canais de consumo. As inscrições para o WRC podem ser feitas pelo site www.worldretailcongress.com e assinantes da NOVAREJO têm 15% de desconto.
NOVAREJO, a melhor forma de conhecer o que é notícia, tendência e inovação no mundo do varejo, acompanhará de perto o WRC, com uma cobertura completa na revista impressa, no portalnovarejo.com.br e nas redes sociais. Não perca!
Leia mais:
Aplicativo da Tlantic é finalista do WRA