Uma das sessões mais populares da reunião virtual do World Retail Congress Connected em 2020 foi a entrevista com Chip Bergh, CEO da marca Levi Strauss & Co., considerado um dos 20 CEOs mais influentes do mundo pela revista Fortune. Ele retorna após 18 meses, conversando com Susan Hart, co-líder de Global Retail Pratice da Spencer Stuart para compartilhar seus pensamentos e reflexões sobre como o varejo foi alterado pelas experiências da pandemia e o que ele acredita ser as características mais importantes na mente de seus clientes e funcionários, à medida em que o mundo caminha para uma nova era.
A Levi’s é uma companhia com alma, que veste pessoas de todas as idades, com milhares de lojas no mundo todo e há mais de 100 anos mantém-se firme em uma trajetória de inovação constante. Chip Berg identifica algumas características necessárias para manter uma operação varejista nos trilhos, especialmente nesse período de incertezas: digitalização, sustentabilidade e resiliência para enfrentar as rupturas nas cadeias de valor. Para o CEO da marca, sustentabilidade é um pilar estratégico, juntamente com o uso inteligente da tecnologia, para permitir, por exemplo, redução substancial do consumo de água na fabricação das roupas vendidas nas lojas.
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Chip entende que digitalização não significa vender on-line
Significa pensar todos os processos e as atividades todas da companhia. Design, seleção, distribuição, marketing, tudo tem que ser digitalizado para que a empresa consiga competir. Ele destaca também os problemas de ruptura no fornecimento de produtos e matérias-primas para a produção: “resiliência para a logística é essencial. Cada falha no processo de entrega de matérias-primas em uma ponta leva a queda de vendas na outra”, observa.
E como a Levi’s esta se estruturando para enfrentar as mudanças de comportamento dos consumidores, particularmente dos mais jovens? Chip afirma que mesmo que a Levi’s tenha uma marca considerada icônica, construir essa relevância para as novas gerações não é fácil: “temos de pesquisar os interesses e expectativas do consumidor o tempo todo, para saber como viver Levi’s pode ser assimilado pelas novas gerações. Investimos muito em data science, minerando muitos dados, para entender melhor os eu sensibiliza esse consumidor”, comenta.
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Uma marca que valoriza a diversidade e a inclusão
Segundo Susan Hart, a Levi’s defende programas de diversidade e inclusão. Para Chip Berg, essa postura que essa é uma forma de humildemente tentar reduzir a desigualdade nos diferentes mercados. O CEO diz, ainda, que diversidade não é um programa, é realmente parte da forma com que a Levi’s trabalha no cotidiano. De modo ousado, Chip Berg afirma que não será lembrado pelos resultados apresentados, mas sim pela forma como os resultados foram conquistados. De que forma a empresa defendeu e apoiou causas e engajou colaboradores para estimular a todos para fazer o melhor trabalho possível.
Chip Berg procura ser um líder inspirador, que faz da humildade e sinceridade instrumentos de conexão com os times. “Liderança, no fim do dia, é sobre fazer cada pessoa dar o seu melhor, o que chamo de habilidade para extrair o melhor de cada pessoa, para levar o que há de mais positivo para a vida de cada cliente e para as comunidades onde estamos presentes”, conclui.
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