Pesquisar
Close this search box.
/
/
Qual o seu perfil de empreendedor? Faça o teste e descubra

Qual o seu perfil de empreendedor? Faça o teste e descubra

Teste da Serasa ajuda você a descobrir qual seu perfil de empreendedor. Ideia é otimizar acesso dos empreendedores às informações de acordo com o perfil

Você tem perfil de empreendedor? Quer saber qual é? A Serasa lançou a plataforma Serasa Empreendedor com teste para ajudar você a descobrir qual é o perfil que ele se encaixa. Se é malabarista, realizador, autônomo ou arrojado. Os perfis foram separados conforme as características mais comuns nos empreendedores do País.

A ideia da nova plataforma é oferecer materiais indicados para cada perfil de empreendedor para atender de maneira mais assertiva suas necessidades.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

O teste reúne questões de quatro pilares da administração de empresas, que são gestão financeira, organização, estratégia e comportamento. O desempenho do empreendedor nessas questões vai apontar qual seu perfil dentre os quatro pré-estabelecidos.

Conheça cada um dos perfis de empreendedor:

Malabarista

Também conhecido como empreendedor acidental. Esse perfil abrange as pessoas que não planejaram o empreendedorismo, mas podem ter sido levadas a esse caminho por habilidade, hobby ou pela missão de ter que assumir negócios da família ou de qualquer outra pessoa.

Esses empreendedores são, via de regra, mais conservadores e, portanto, não assumem muitos riscos. Receosos em relação ao uso da tecnologia e otimistas ao enfrentar dificuldades. Zelam pelo equilíbrio das contas.

Esse perfil é o mais comum no país e caracteriza 37% do total de empreendedores. Tem a maior concentração de mulheres entre todos os perfis e o tempo de vida das empresas dos empreendedores malabaristas é de 11 anos, na média.

Empreendedorismo feminino: quem são as mulheres que empreendem no Brasil

Realizador

É a categoria de empreendedor que apresenta a maior faixa de escolaridade, com 71% tendo completado o ensino superior. São caracterizados por pesquisarem bastante a área de atuação antes de entrar no negócio. São cautelosos, mas não deixam de investir para fazer a empresa crescer. São mais motivados quando o assunto é inovar em seus negócios e topam assumir algum tipo de risco.

Esse perfil de empreendedor, também chamado de empreendedor graduado, responde por 25% do total.

Autônomo

Chamada também de empreendedor só no papel, essa categoria representa 23% do total de empreendedores.

O autônomo corre pouquíssimo risco e não se vê como um empreendedor. É estritamente dado a formalidades e não encara o investimento no negócio como prioridade. Seu objetivo principal é manter os clientes e a renda que já possui, sem tentar saltos maiores.

Quando carece de empréstimos, recorre apenas aos grandes bancos com os quais já têm alguma relação.

Arrojado

É o chamado empreendedor nato. Apesar de ser o que melhor explica o termo empreendedor, esse tipo representa apenas 15% do total. Nesta categoria estão os profissionais que sempre tiveram problemas para se manter sob ordens estabelecidas por terceiros e de se enquadrar a parâmetros de comportamento e qualidade que não são próprios deles. Sempre quiseram ter seu próprio negócio.

Esses são os mais arrojados e não têm nenhum problema em assumir riscos e investir na empresa. Costumam traçar estratégias e ter foco em seus objetivos. Também se caracterizam por saber separar vida pessoal e vida profissional, inclusive na hora de separar as contas. O sucesso financeiro costuma ser o norte e sempre possuem um plano B.

O teste já está disponível na plataforma Serasa Empreendedor.

Leia também:

Conheça os novos negócios que estão mudando a cara o varejo nos EUA

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]