Pesquisar
Close this search box.
/
/
Serasa Experian cria série para auxiliar PMEs com estratégia Customer Success

Serasa Experian cria série para auxiliar PMEs com estratégia Customer Success

O programa “Bora Empreender” oferece diversos conteúdos gratuitos para dar suporte a empreendedores

O conceito de Customer Success, ou sucesso do cliente, surge no cenário atual como uma peça central na estratégia de negócios. Mais do que simplesmente vender um produto ou serviço, as organizações buscam garantir a satisfação contínua de seus consumidores. Isso acontece pela entrega de valor ao longo de toda a jornada do cliente. O conceito vai além da ideia tradicional de atendimento ao cliente, e mira na busca pela excelência em cada interação, desde o momento da aquisição até a retenção e além. Neste cenário, a Serasa Experian tem se dedicado a auxiliar PMEs (Pequenas e Médias Empresas) a aplicarem estratégias de Customer Success à experiência do cliente.

“Nosso principal objetivo é apoiar os empreendedores. Acreditamos no empoderamento e na independência financeira deles, por isso, disponibilizamos diversos conteúdos no nosso site e Youtube, como a série Bora Empreender, para apoiar os empreendedores em diversos pontos da jornada. Estratégias de ‘CS’, como chamamos por aqui, são comuns e amplamente difundidas em grandes empresas, no entanto, é de extrema importância que as PMEs também tenham um olhar sobre o tema. Sua relação com seus clientes pode e deve ser um diferencial competitivo e de crescimento”, comenta Eduardo Brach, diretor de PME da Serasa Experian.

 Alguns dos passos apresentados no programa estão listados conforme os passos abaixo:

  • Conheça o cliente e entenda suas necessidades: mapear as dores da base de clientes através de dados e pesquisas. Além disso, o mapeamento da jornada atual do cliente, quais áreas e processos são obstáculos em termos de experiência, agilidade e satisfação;
  • Estabeleça metas claras: quais indicadores são mais ofensores, o que está impactando a jornada atual. Importante priorizar poucos indicadores, mas que são cruciais para a sustentabilidade do negócio;
  • Separe seus clientes por jornadas: segmentar a base de clientes através de dados como consumo, tempo de contratação e produtos ajuda a direcionar a melhor abordagem ao cliente (Ex.: Onboarding: direcionar conteúdos educativos de primeiro acesso);
  • Implemente uma estratégia proativa com viés consultivo: após a segmentação, a definição da estratégia é a chave para iniciar Customer Success, ou seja, qual vai ser o objetivo de cada interação, qual abordagem, que tipo de conteúdo direcionar, e como gerar insights para dentro da empresa;
  • Promova uma comunidade: Advocacy é uma alavanca de Customer Success, ou seja, formar através de eventos, webinares e treinamentos ações de engajamento com clientes para que eles conectem com a marca da empresa e comecem a cocriar soluções, promovendo um ciclo constante de inovação diante da relação cliente-empresa.

“Nosso principal objetivo é apoiar os empreendedores. Acreditamos no empoderamento e na independência financeira deles, por isso, disponibilizamos diversos conteúdos no nosso site e Youtube, como a série Bora Empreender, para apoiar os empreendedores em diversos pontos da jornada. Estratégias de “CS”, como chamamos por aqui, são comuns e amplamente difundidas em grandes empresas, no entanto, é de extrema importância que as PMEs também tenham um olhar sobre o tema. Sua relação com seus clientes pode e deve ser um diferencial competitivo e de crescimento”, pontua Brach.

Separação de jornada e métricas

A separação da jornada, citada nos conselhos da Serasa Experian sobre Customer Success, consiste em criar grupos de interesses de acordo com os consumidores. Segundo Eduardo Brach, cada cliente está em uma fase da jornada de relacionamento com a sua empresa e isso influencia diretamente no desafio a ser enfrentado.

“Por exemplo, um cliente que está na fase de onboarding, ou seja, no início do relacionamento com a empresa, tem uma necessidade, enquanto o cliente que está deixando de consumir sua marca tem outra. Entender o momento de cada cliente faz com que o empreendedor possa tomar ações proativas para manter e melhorar esse relacionamento, e que inclusive são muito importantes para manter a saúde financeira do cliente e com que ele possa usar da melhor forma o produto ou serviço desta PME”, explica.

O NPS (Net Promoter Score) também está entre as ferramentas indicadas, por se tratar de um indicador que avalia o grau de satisfação e lealdade dos clientes em relação à empresa. Ele mede a probabilidade de indicação e recomendação da sua empresa para amigos ou colegas. Por último, o executivo cita a penetração de novas soluções/features e novas oportunidades de vendas. “Importante medir a ação de Customer Success através do engajamento de consumo do cliente, seja na penetração de novas funcionalidades, aumento de consumo e upsell/cross sell de produtos, gerando assim, incremento na receita da empresa”, frisa.

Customer Success e Inteligência Artificial

Com o Customer Success diretamente ligado a relação das empresas com seus clientes, toda PME, assim como toda empresa, tem o consumidor como parte fundamental do seu negócio, seja B2C ou B2B. Nesse cenário, saber quando e como atuar em um cliente que tem deixado de consumir seu produto ou serviço pode se tornar um diferencial quando se fala em faturamento das empresas.

“O mesmo se aplica em ações para consumidores aumentarem o engajamento, ou seja, comprarem mais do seu produto. Esse tipo de entendimento e ação faz a diferença direta em vendas e para as PMEs, afetam ainda mais. Além disso, investir em uma boa experiência faz com o empreendedor reduza custos em outras pontas, como, suporte e SAC, por exemplo. E esse é o papel de Customer Success: ampliar o olhar dos clientes e explorar resultados através das nossas soluções”, reforça Brach.

“A IA é primordial para facilitar a operação de CS, oferecer uma experiência mais agradável para o cliente e tornar as equipes mais ágeis e preparadas para lidar com as altas demandas, e possível de ser aplicada em diversas indústrias e portes de empresas. Com o avanço dessa tecnologia, ela se torna cada vez mais acessível e intuitiva na utilização, permitindo a ampliação de sua aplicabilidade. No entanto, é preciso ficar atento e ser assertivo para que a ferramenta seja eficaz. É importante encontrar um equilíbrio entre a automação e humanização, para criar a experiência positiva com os clientes”, finaliza.

Foto: Shutterstock.com

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]