Pesquisar
Close this search box.
/
/
Termômetro da Black Friday: calor impacta buscas do consumidor, segundo Google

Termômetro da Black Friday: calor impacta buscas do consumidor, segundo Google

Dados colhidos na última semana mostraram que o aumento da temperatura reforçou as buscas por artigos para aliviar o calor, como ar-condicionado, climatizador e ventilador

As mudanças climáticas afetaram não só a temperatura, mas também a Black Friday. Prova disso é que o brasileiro tem buscado produtos como ar-condicionado, ventilador e climatizador nos dias que antecedem a data promocional. Com um cenário positivo, assim como o consumidor quanto ao próprio poder aquisitivo, o otimismo para aproveitar as promoções subiu 23% em relação ao ano passado, segundo dados do Google.

“68% dos consumidores, na nossa pesquisa, dizem que sua situação financeira vai melhorar. Junto com esse otimismo do consumidor, acompanhamos a evolução na busca. Temos visto ao longo do segundo trimestre as pesquisas pelos termos de Black Friday atingindo recorde no Google”, comenta Fábio Garcia, head de negócios para Varejo do Google Brasil.

O interesse do consumidor existe. Ele vem desde o segundo trimestre, passou forte pelo terceiro trimestre e continua até nos últimos sete dias, que no caso seria esta quinta-feira. Acreditados sim que será uma Black Friday positiva. Temos que lembrar também que o consumidor brasileiro está mais sofisticado e ele não quer comprar barato, ele quer comprar melhor”, reforça Garcia.

Nesse cenário, os atributos que mais cresceram em relação a 2022 são qualidade e confiabilidade da loja e do site. Não é mais apenas sobre comprar barato, mas sobre a evolução no comportamento de busca, e o digital tem sido o principal canal. 91% pesquisa online antes de comprar na Black Friday, e 51% dizem que no Google encontram as maiores informações antes de finalizar a compra.

Além disso, a intenção de compra do consumidor brasileiro mostra que, em média, ele quer comprar em quatro categorias diferentes. Entre elas, se destacam: roupas e acessórios (35%); eletroportáteis (27%); calçados (20%), roupas e calçados esportivos; eletrodomésticos (30%); celulares (28%); perfumes (23%). A diversificação de produtos e categorias aparece desde o ano passado, e em 2023 ficou notável novamente.

Como a onda de calor afetou as buscas por produtos da Black Friday no Google?

Os dados colhidos na última semana mostraram que o aumento da temperatura reforçou as buscas por artigos para aliviar o calor. Prova disso que os termos mais clicados no domingo (19) foram: ar-condicionado portátil, ar-condicionado, ventilador e climatizador de ar. Já na segunda-feira (20), os mais buscados foram Iphone 13, PlayStation %, ar-condicionado e Iphone 14.

Além disso, o calor movimentou outras categorias que também têm o intuito de amenizar a temperatura. Itens como tapete gelado para pets tiveram um crescimento de 25% entre terça-feira (21) e quarta-feira (22). Dentro da categoria de perfumaria e beleza, a busca por protetor solar aumentou 32% em 24 horas. Além disso, a queda de energia fez a busca por geradores ser a mais feita dentro da categoria de casa e construção.

Interesse pelos clássicos da Black Friday

Apesar da diversificação, alguns produtos já conhecidos da Black Friday aparecem como destaque nas buscas da última semana. Na quarta-feira (22), a maioria dos produtos mais clicados no Google Shopping são dessas categorias. O iPhone 13 e 14 foram os dois termos que geraram mais cliques na plataforma – enquanto o iPhone 11 ficou em 8º lugar. Já as buscas pelo modelo Galaxy S23 da Samsung cresceram mais de 300% em 24 horas. A Air Fryer é o terceiro item mais clicado da Black Friday, e cresce 76% por dia.

A expectativa é que essa seja uma Black Friday de diversificação, e que o interesse do consumidor não fique concentrado em eletrônicos. Categorias menos tradicionais também têm crescido. Foram citados como exemplos Perfumaria e Cosméticos, que já registra volume de buscas 13% maior neste ano, comparado a 2022. Os cliques em niacinamida mais que dobraram (+112%) em 24 horas. Destaque ainda para os Suplementos, com aumento de buscas de 24% em relação ao ano passado, em que termos como whey protein (+49%), pré-treino (+31%), maca peruana (+24%) e vitamina B12 (+21%) estão atraindo bastante atenção às vésperas da Black Friday.

Evolução, confiança e novos hábitos online na Black Friday 2023

Tanto na pesquisa, como nas buscas do Google pela Black Friday, é possível notar que o comportamento do consumidor tem evoluído. Além disso, para quem vai comprar, a Black Friday pode representar a única oportunidade do ano para comprar algo que não seria comprado se não fossem os descontos da data. Vale lembrar ainda que é possível entender que os clientes têm se mostrado mais dispostos a efetivar as compras, e não apenas pesquisar os preços.

A Black Friday 2023 tem ainda algumas diferenças em relação à semana promocional do ano passado. Em 2022, ainda eram sentidos os efeitos da pandemia, e este é o primeiro ano após esse período que o cenário pandêmico não influenciará as compras e isso deixa o consumidor mais confiante. Além disso, em 2022 a data promocional concorreu com a atenção dada à Copa do Mundo.

Além disso, é importante salientar que em um período de pandemia e pós-pandêmico, o consumidor aprendeu a ganhar fluência no ambiente online, mas não só para compras online. Ele tem pesquisado também para comparar preços. A busca, hoje, é feita de forma mais intencional. Nesse contexto, a confiabilidade aparece em um cenário em que o consumidor está mais atento às possibilidades do ambiente online.

Ações para evitar que o consumidor seja vítima de golpes



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]